Você está visualizando atualmente Usina Eólica começa operar em maio

Usina Eólica começa operar em maio

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     HÁ OITO MESES está em construção e montagem a usina Eólica de Bom Jardim da Serra. Com quatro parques eólicos, a usina iniciará a transmissão no mês de maio de 2011. Os acessos ao parque eólico já foram concluídos e as obras civis de infraestrutura e a colocação das torres estão em andamento.
A previsão antes dada pela empresa IMPSA, responsável pela obra, era de que no mês de dezembro de 2010 dois dos quatro parques eólicos estariam transmitindo a energia produzida pelos ventos, porém, com as condições adversas do tempo não foi possível seguir o cronograma. "Tivemos dois meses com muitas chuvas e neblina intensa, por este motivo não conseguimos concluir a obra como estava previsto. Mas, até o mês de maio precisamos estar com a obra pronta e a transmissão da energia a todo vapor", declarou o gerente de projetos da IMPSA, Silvio Luiz Alves Ferreira.

Eólica

No total, 14 torres já foram instaladas e o cabeamento aéreo também está concluído. "Precisamos da ajuda do tempo para finalizar a montagem das torres e fazer o cabeamento subterrâneo", afirmou Silvio.
Os quatro parques eólicos terão os nomes de Bom Jardim, Rio do Ouro, Púlpito e Santo Antônio, sendo que os três primeiros terão 20 máquinas cada um e o último abrigará duas máquinas. "As 62 torres da usina tem 93 MW de potencia instalada, mas o aproveitamento será de 32% desta potencia, isto significa poder iluminar um município com cerca de 200 mil habitantes", explicou o gerente.
A energia eólica é considerada limpa, pois o impacto ambiental da mesma é bastante pequeno se, por exemplo, for comparado ao impacto gerado pelas usinas hidroelétricas. Além disso, é possível recuperar grande parte das áreas degradadas pelas obras. "A degradação maior do ambiente acontece durante as obras, mas nós já estamos recuperando a vegetação. Já o impacto gerado pelas torres é mínimo, pois os relatórios de impacto mostram que as rotas migratórias da região passam abaixo dos 100 metros das torres", pontuou.
Depois de pronto, o parque eólico será aberto a visitação, desde que os turistas sejam acompanhados pelo guia do próprio parque. "Assim que a obra estiver concluída por inteiro, as pessoas poderão nos visitar e conhecer como é gerada a energia por meio do vento", finalizou Sílvio.

Os números da Usina Eólica de Bom Jardim da Serra:
– 62 torres com 140 metros de altura;
– 04 parques eólicos;
– 5 mil hectares de terra utilizados para implantação dos quatro parques;
– 93 MW de potencia instalada;
– 39 Km de estradas dentro do parque;
– 40 Km de rede instalada;
– 10 Km de redes até a subestação;
– 420 empregos diretos gerados para as obras;
– 20 empregos diretos gerados com a usina em funcionamento.