Você está visualizando atualmente Renatinho apóia projeto de acessibilidade regional

Renatinho apóia projeto de acessibilidade regional

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     LAGES deverá ser o município âncora no projeto de acessibilidade regional a ser elaborado pela Amures. Foi o que definiu o prefeito Renato Nunes de Oliveira e o presidente da associação, Rivaldo Macari, em reunião na manhã desta terça-feira. Os prefeitos trocaram informações sobre o projeto e como o deverão encaminhar no Ministério das Cidades para canalizar recursos.
Em função da idade, das condições de saúde, estatura e outros condicionantes, muitas pessoas têm deficiência para realizar seus deslocamentos, receber informações, ter acesso a pontos de parada, ou simplesmente transitar pelos espaços públicos. São essas pessoas que os prefeitos querem atender através do projeto de acessibilidade.
Pessoas com restrição de mobilidade e neste grupo estão incluídas também pessoas com deficiência, física, auditiva ou visual. O prefeito Renatinho se dispôs em prestar total apoio aos municípios menores da região e se comprometeu em ceder uma equipe técnica para ajudar no levantamento de campo dos municípios.
Na primeira etapa serão oferecidos instrumentos para capacitação de pessoal e elaborar de um diagnóstico sobre a legislação local e as condições de acessibilidade de idosos e pessoas com restrição de mobilidade e deficiência, abrangendo os serviços públicos essenciais e as áreas públicas de circulação.
"Na segunda etapa, os municípios deverão elaborar um plano de ação, compatível com o Plano Diretor de Mobilidade, com os respectivos conceitos de acessibilidade", adiantou Macari. Ele salientou que é necessária também a eliminação de barreiras que são obstáculos aos portadores de deficiência. Renatinho apoiou a iniciativa em todos os aspectos para que a região avance como modelo na superação desses problemas.
Na última etapa serão elaborados os projetos executivos e realizadas as intervenções propostas no plano de ação em conformidade com o Plano Diretor de Mobilidade. Só daí será inserido no Plano Diretor Municipal, buscando fontes de financiamento nas esferas estaduais e federais.