NOS ÚLTIMOS anos, o município de Otacílio Costa tem experimentado um crescimento econômico bem acima da média da região. Só para citar alguns exemplos, há dois anos a Sudati inaugurou na cidade a primeira indústria de MDF de Santa Catarina, fábrica que hoje emprega diretamente mais de 300 colaboradores e que já anunciou grande ampliação. A Brandili Têxtil, com matriz em Apiúna, inaugurou no começo deste ano sua primeira filial, justamente em Otacílio Costa. Esta unidade já emprega diretamente 250 pessoas (a maior parte costureiras). E em breve inaugura uma nova planta fabril, que vai empregar mais 100 trabalhadoras.
Nesse processo de atração de novos investimentos e geração de empregos, o SENAI tem sido um parceiro importante do município. Prova disso é que o prefeito da cidade, Denílson Padilha, não tem dúvidas quando fala da instituição: "A presença do SENAI em Otacílio Costa está sendo fundamental para o nosso crescimento", disse. "As empresas não viriam para cá se não tivéssemos uma instituição com o nível de qualidade e excelência do SENAI na formação de nossos profissionais. Quando alguém apresenta para uma empresa um diploma de algum curso obtido no SENAI, os empresários já enxergam isso com bons olhos. E certamente empregam essa pessoa. Por isso, queremos e estamos ajudando o SENAI para que fique cada vez mais forte e presente em Otacílio Costa", acrescentou o prefeito.
Em Otacílio Costa, o SENAI qualificou no ano passado as primeiras 150 mulheres que foram empregadas pela Brandili Têxtil (com curso de Costura Industrial). Também contribuiu para a formação de grande número de trabalhadores que hoje estão empregados na Sudati (com cursos voltados principalmente para áreas de automação, mecânica e elétrica, com turmas em Lages e em Otacílio Costa). Além disso, também formou moradores da região que hoje atuam na Klabin e em outras empresas. Atualmente, estão em andamento no município dois diferentes cursos técnicos: Eletromecânica (noturno, com 23 alunos e 1260 horas de duração) e Eletrotécnica (noturno, com 38 alunos e 1230 horas de duração). À tarde, 33 alunos estão sendo qualificados em uma turma de Aprendizagem Industrial, curso gratuito de um ano de duração direcionado para jovens de até 23 anos.
Telmo Coelho, diretor da unidade do SENAI em Lages (à qual os cursos estão vinculados), se diz satisfeito pelo trabalho da instituição estar sendo valorizado e reconhecido por empresas, autoridades e moradores do município. "Esperamos no futuro poder fortalecer ainda mais essa parceria, para ampliar e aprimorar cada vez mais as opções de educação profissional em Otacílio Costa", afirmou o diretor.
Os moradores e empresas interessados em fazer cursos na cidade de Otacílio Costa podem conferir as opções disponíveis pelo telefone (49) 3275-1842 ou diretamente no endereço Rua Clementino Zambonato, 119 – Bairro Pinheiros – Otacílio Costa.