DE ACORDO com o Mapa do Potencial Eólico Brasileiro publicado pelo Centro de Referências para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito – CRESESB, a região Sul possui áreas com potencial eólico, incluindo o município de Urupema.
Em virtude de interesses demonstrados por empresas que atuam na área de energia eólica, a administração municipal começou a se mobilizar na busca de informações a respeito do assunto com objetivo de orientar os produtores rurais que já estão sendo procurados por essas empresas.
Para isso, o Prefeito Municipal, Amarildo Luiz Gaio, o Vice-Prefeito, Luiz Carlos Pagani de Arruda e o Secretário Municipal de Administração, Finanças e Planejamento, Alesandro Muniz Pereira, estiveram em visita técnica no dia 10 de março no município de Água Doce, onde já existe um Parque Eólico implantado e em pleno funcionamento.
Na ocasião foram recebidos no Parque pela prefeita daquele município, Nelci Fátima Trento Bortolini, um proprietário de área, e um dos administradores do Parque. Depois deste encontro os representantes do município tiveram uma conversa com o Engenheiro da IMPSA, (empresa que instalou no município de Água Doce e está implantando o projeto em Bom Jardim da Serra), onde tiveram a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas a respeito dessa importante fonte de energia captada através do vento.
Com intuito de orientar os produtores do município que possuem áreas em potencial, a administração municipal reuniu-se na última segunda-feira, dia 11, com aproximadamente 80 pessoas, no Clube 3 de Maio, para informar o conhecimento adquirido na viagem, bem como aspectos jurídicos com a presença do advogado Eugenio Pagani, produção de energia eólica e receita para o produtor.
De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Alesandro Muniz Pereira, "uma empresa já está realizando estudos no sentido de identificar possíveis pontos de geração de energia eólica, e está instalando uma antena que irá medir a velocidade do vento, o qual é o primeiro passo", declarou.