Você está visualizando atualmente Treinamento em Boas Práticas de Fabricação subsidiam o credenciamento dos Municípios

Treinamento em Boas Práticas de Fabricação subsidiam o credenciamento dos Municípios

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

      TERMINOU na última sexta-feira de abril (29) o curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF) ministrado por pesquisadores e técnicos da Embrapa Agroindústria de Alimentos em Lages (SC). Trinta e seis pessoas foram capacitadas, sendo a maioria, técnicos ligados ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade Agropecuária e Segurança Alimentar da Serra Catarinense (Cisama).
A capacitação em BPF tem o objetivo de compartilhar informações para agentes multiplicadores e deixá-los aptos para difundir e implementar as práticas junto às pequenas agroindústrias. Em Santa Catarina a grande demanda do treinamento foi direcionada no sentido de subsidiar o credenciamento dos municípios da Serra Catarinense para o Serviço de Inspeção Sanitária Municipal (SIM) e ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), regulamentados em 2006. O Suasa é um sistema unificado e coordenado pela União, com participação dos municípios e estados através de adesão. Neste sentido os produtos inspecionados por qualquer instância desse sistema podem ser comercializados em todo o território nacional.
Para o presidente do Cisama, Prefeito José Nérito de Souza, não basta ao homem do campo produzir, mas o desafio é produzir bem e com qualidade.
A falta de informação é apontada como o principal fator de ocorrências de não-conformidades nas rotinas da Vigilância Sanitária. O fato muitas vezes resulta em problemas de contaminação de alimentos, colocando em risco a saúde do consumidor. A adoção de BPF garante a segurança no processamento dos alimentos e contribui para reduzir custos de produção.
O treinamento é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário sendo ministrado por especialistas da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Na sua 34ª versão, já atendeu demandas de 20 Estados e capacitou 912 pessoas. Em especial, no evento de Santa Catarina, contou com parceria local do Programa Desenvolver Serra Catarinense, Cisama, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e da Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures.
Ainda este ano serão ministrados pela equipe – Fernando Silva, André Dutra, Roberto Machado, Antônio Xavier, Ivan Alcântara e Fénelon Neto – treinamentos nas BPF para técnicos de sete estados: Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Goiás, Piauí, Bahia e Espírito Santo.
O livro Recomendações Básicas para a Aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na Agricultura Familiar, que serve de apoio didático ao treinamento, pode ser baixado gratuitamente na página da Embrapa Agroindústria de Alimentos (http://www.ctaa.embrapa.br/ → Publicações, Publicações Disponíveis) ou na página da Secretaria da Agricultura Familiar – SAF/MDA.