Você está visualizando atualmente Inicia capacitação de professores do Nascentes do Futuro

Inicia capacitação de professores do Nascentes do Futuro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A PRIMEIRA oficina de Educação Ambiental do projeto Nascentes do Futuro iniciou na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Amures. Ao menos 40 professores dos 18 municípios da Serra Catarinense participam do evento que tem o objetivo de conscientizar a população para proteger as nascentes de água e poços artesianos que abastecem as populações com água potável.
Dentre as metas do projeto está identificar, diagnosticar e cadastrar treze nascentes e sete poços artesianos em toda região, recuperar 10,2 hectares de áreas alteradas e degradadas, capacitar 36 educadores de escolas da rede pública municipal e desenvolver atividades de educação ambiental teórico/práticas com 3.600 estudantes da rede pública municipal.
O prefeito de Urupema e vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Atenção a Sanidade Agropecuária e Meio Ambiente (Cisama), Amarildo Gaio, realizou a abertura do evento e enfatizou a importância de cada professor como multiplicador para o sucesso do projeto. "Nós prefeitos estamos preocupados com o saneamento básico e a qualidade das águas. Este projeto nas Nascentes do Futuro é uma medida preventiva global e daí sua importância", disse.
Na execução do projeto está prevista 30 visitas de monitoramento nas áreas recuperadas e realização de 18 seminários municipais de avaliação e divulgação dos resultados do projeto nos municípios. Durante a capacitação foi apresentada a equipe do projeto e realizada uma dinâmica de grupo, além de trabalhada toda fundamentação teórica do projeto.
Como apresentada a gestão dos recursos hídricos no Brasil, apresentado os fundamentos, objetivos e gestão da água em Santa Catarina, além de definido os conceitos da água e falado de seu ciclo. Houve orientação para atividade extra complementar a ser apresentada por cada município.