Você está visualizando atualmente Comitiva catarinense conhece produtora de papel que tem planos de investir no Estado

Comitiva catarinense conhece produtora de papel que tem planos de investir no Estado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     COM ROTEIRO pela Espanha, o governador Raimundo Colombo e a comitiva catarinense visitaram, nesta quinta-feira (19), uma fábrica especializada em papel cartão, reciclado e embalagens. Localizada na cidade de Palencia, a empresa pertence ao grupo Europac, uma das maiores produtoras do mundo no segmento de papel, que prospecta o Estado de Santa Catarina para um investimento que pode chegar a 250 milhões de euros.
A visita marca um dos primeiros contatos da empresa com o Governo catarinense e o início das negociações. "Não há, ainda, nada definido, mas existe uma grande possibilidade de investirem em nosso Estado, que já possui uma tradição nesse setor. Os espanhóis são exigentes na negociação, mas temos que trabalhar dentro da nossa realidade, dando também igualdade no tratamento para as empresas brasileiras", afirmou o governador Raimundo Colombo.
A Europac também estuda que tipo de fábrica e em que região pode instalar em Santa Catarina, mas vê no Estado um dos melhores locais para a implantação. "Queremos investir no Brasil porque há espaço no mercado e Santa Catarina aparece como o local ideal por já ter empresas do tipo, matéria-prima na área florestal e energia elétrica disponível. Ainda estamos analisando qual o segmento de indústria ideal", afirmou o presidente da empresa, José Miguel Isidro Rincón.
Uma das alternativas estudadas pela empresa para o Estado seria implantar uma fábrica como a de Palencia, que produz papel reciclado. A matéria-prima é o papel proveniente de coletas seletivas e que iria parar em aterros públicos. Só na unidade, a empresa utiliza 400 mil toneladas e gera 315 empregos diretos. "O grande ganho está nos empregos indiretos. Para cada vaga direta, são gerados cinco ou seis novos postos de trabalho", afirmou Rincón. O custo para a implantação de uma empresa, como a visitada pela comitiva catarinense, vai de 150 a 200 milhões de euros.
Além de produzir o papel reciclado, favorável ao meio ambiente, a empresa também gera a própria energia elétrica. Na fábrica da Espanha, são produzidos 35 mega watts por hora. Na Europa, o Grupo Europac possui 32 unidades que produzem vários tipos de papel, exportados para 27 países, além de 2,5 mil funcionários.
A comitiva catarinense na Europa é composta pelo governador Raimundo Colombo, pelos secretários de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes; de Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa; da Casa Civil, Antônio Ceron; pelo presidente da SC Parcerias, Ênio Branco; e pelos deputados Elizeu Matos e Antônio Aguiar. Também acompanham jornalistas e o presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Roberto Amaral.