VINTE e dois postos de contagem foram instalados em trechos de rodovias federais para iniciar a 1ª de três etapas da Pesquisa Nacional de Tráfego. A ação começa a meia noite do dia 21 de maio, sábado, e vai até o mesmo horário da próxima sexta-feira, dia 27. As informações são do Ministério dos Transportes.
O levantamento, que deve colher dados relacionados à origem e ao destino das viagens, volume de carga e número passageiros, faz parte de estudos que integram o Plano Nacional de Logística e Transportes. A coleta de dados será executada durante as 24 horas de cada um dos sete dias de operação.
Os motoristas serão entrevistados pelo Exército Brasileiro, que mobilizará 30 militares em cada um dos 22 postos de contagem. O Exército também fará a instalação provisória da sinalização de trânsito nas proximidades dos postos para prevenir acidentes.
As etapas
As outras duas etapas da pesquisa estão programadas para o próximo semestre: a segunda entre agosto e setembro; e terceira no mês de novembro. Ambas também terão, de acordo com o ministério, a finalidade de registrar a movimentação de tráfego nos eixos rodoviários durante períodos diferentes. Na segunda etapa, que será a maior delas, 120 postos de pesquisa, além dos atuais 22 pontos, serão instalados.
Fonte: CNM/AMURES
Pontos de levantamento da pesquisa