COM A PRESENÇA do governador em exercíco Eduardo Pinho Moreira, será realizado nesta terça-feira (24), às 14h, no auditório do Centro Administrativo do Governo do Estado, o evento que comemora um milhão de exames realizados através do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde. A cerimônia contará também com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Toubes Prata, do vice-reitor Carlos Alberto Justo da Silva e de outras autoridades.
A tecnologia da Telemedicina, desenvolvida em Santa Catarina, permitiu a criação da maior e mais avançada Rede Pública de Telemedicina do Hemisfério Sul, estando disponível em 287 dos 293 municípios do Estado. Estes serviços vão desde laudos a distância de eletrocardiogramas, exames de dermatologia, de análises clínicas e de alta complexidade, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O Sistema de Telemedicina e Telessaúde é uma rede estadual baseada na internet, criada para oferecer de maneira ágil e distribuída serviços de atenção à saúde no contexto do SUS. Os exames, realizados em qualquer cidade catarinense cadastrada no sistema, são imediatamente disponibilizados para serem analisados por especialistas, sem limitação geográfica. Logo após o laudo, o resultado pode ser visualizado pelo médico e pelo próprio paciente na cidade de origem. Dessa forma, além de diminuir o tempo de acesso aos laudos, a Telemedicina possibilita a redução do custo desses exames e evita viagens desnecessárias. Se tomarmos apenas os eletrocardiogramas digitais realizados até janeiro de 2011, estima-se que os pacientes atendidos tenham deixado de viajar mais de 13 milhões de quilômetros.
Essa rede é uma parceria entre a Secretaria do Estado da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A infraestrutura tecnológica foi desenvolvida pelo Instituto Nacional para a Convergência Digital (INCoD), da UFSC. A rede integra hoje 13 grandes hospitais públicos, além do Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen), e realizou apenas em abril mais de 53 mil exames.
Agora, a expansão da rede possibilitará a oferta de um número maior de exames de Raios-X digitais em vários hospitais, principalmente no interior. Isso facilitará o acesso da população a esta modalidade. Estima-se que até o final de 2011, cerca de 20 mil exames de Raios-X com laudo a distância serão realizados por mês.
Em médio prazo, a rede progressivamente integrará todas as modalidades de exames realizados pelo SUS no Estado, criando o primeiro Registro Eletrônico de Saúde Estadual do país e possibilitando ao cidadão catarinense o acesso a todos os seus exames de forma segura pela internet.