O PRESIDENTEA do Senado, José Sarney, participou nesta segunda-feira (13), no Palácio do Planalto, da cerimônia de posse dos novos ministros de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e da Pesca, Luiz Sérgio. Na última sexta-feira (10), a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou a troca dos ministros: Ideli ocupava a secretaria da Pesca e Luiz Sérgio, as Relações Institucionais.
Em seu discurso de posse, a ex-senadora Ideli afirmou que sua missão será garantir o bom diálogo entre o Parlamento e o governo da presidente Dilma Rousseff. Ideli disse ainda que na condução da pasta será "firme nos princípios e afável na abordagem".
A nova ministra de Relações Institucionais também prometeu discutir os projetos em tramitação no Congresso Nacional e garantiu que os acordos fechados serão cumpridos. Acrescentou que a unidade da base governista será tarefa central de sua gestão e também reforçou a necessidade de negociar e dialogar com a oposição.
Ideli, que era considerada pelos parlamentares muito dura na defesa dos interesses do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que saberá conversar mais:
– Sempre ganhei mais batalhas conciliando do que divergindo.
Ao assumir o Ministério da Pesca, Luiz Sérgio disse se sentir apenas "mudando de trincheira". Ele deixou o Ministério das Relações Institucionais em meio a críticas quanto à sua eficiência. Na cerimônia, Luiz Sérgio afirmou que o governo colecionou vitórias no Congresso durante sua gestão, e citou a aprovação de projetos importantes, como o reajuste do salário mínimo.
Mais cedo, o presidente do Senado, José Sarney, declarou que a nova formatação que a presidente Dilma deu ao governo, com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, mais voltada à administração e a ministra Ideli Salvatti com atribuições políticas, será um facilitador no relacionamento com o Congresso. Segundo Sarney, o ex-ministro Antonio Palocci estava muito sobrecarregado com atribuições dos dois setores.
Participaram da cerimônia, além de Sarney, os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Renan Calheiros (PMDB-AL), Gim Argello (PTB-DF), Jorge Viana (PT-AC), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Lindbergh Farias (PT-RJ), Francisco Dornelles (PP-RJ), Ângela Portela (PT-RR), Humberto Costa (PT-PE), Wellington Dias (PT-PI), Wilson Santiago (PMDB-PB) e Casildo Maldaner (PMDB – SC).