Você está visualizando atualmente Amures presente em palestra que revela o modelo produtivo de Vêneto na Itália

Amures presente em palestra que revela o modelo produtivo de Vêneto na Itália

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O SECRETÁRIO executivo da Amures, Gilsoni Albino participou nesta quinta-feira, de um ciclo de palestras sobre o "Fortalecimento da Coesão Social Através de Melhoria da Competitividade das Cadeias Produtivas do Vinho, Enogastronomia e Leite no Rio Grande do Sul – Brasil – Modelo Vêneto". O evento aconteceu em Flores da Cunha (RS), sob a coordenação da Universidade de Caxias do Sul e Regione del Veneto.
Professores, produtores, economistas e convidados do Brasil, Itália e do Paraguai acompanharam as palestras. Os debates aconteceram na Escola de Gastronomia de Flores da Cunha (RS). Pela manhã teve apresentação do case da Cooperativa Nova Aliança une a força, a experiência e a solidez de uma história de mais de 80 anos de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha.
Juntas, Aliança e São Victor (de Caxias do Sul), Linha Jacinto (de Farroupilha), Santo Antônio e São Pedro (de Flores da Cunha) decidiram se transformar em uma única família, reunindo pessoas, seus valores e sua história, para juntos formarem a Cooperativa Vinícola Nova Aliança, que tem a missão de semear um futuro de oportunidades e desenvolvimento com o firme propósito de ser referência em seus segmentos de atuação e reconhecida pela atitude cooperativa e resultados alcançados.
A palestra foi proferida pelo presidente da Fecovinho e da Nova Aliança, Alceu Dalle Mole. Ele explicou que a fusão das cinco empresas agrega conhecimento, experiência e competitividade para responder às demandas sociais, econômicas, ambientais e de mercado, estabelecendo novas bases para o desenvolvimento da agricultura familiar e do cooperativismo.
De acordo com Gilsoni Albino, que representou os prefeitos da Serra Catarinense, a intenção é ampliar a articulação e organização do território da região da Amures, com seus produtos locais através do sistema de inspeção e marca regional.
"Num futuro próximo poderemos estar participando de forma mais articulada do mercado internacional e para isso temos de estreitar as relações com outras regiões de sucesso seja no Brasil ou com outros países", defenda o secretário executivo.
O evento em Flores da Cunha começou dia 16 passado vai até dia 23 de setembro em várias etapas. O representante do Consulado Italiano, Giovani Durigon, que também acompanhou as palestras nesta quinta-feira.