Você está visualizando atualmente Conferência vai debater hoje políticas públicas para o idoso

Conferência vai debater hoje políticas públicas para o idoso

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     ASSISTENTES SOCIAIS, gestores de instituições com atuação voltada ao idoso e responsáveis por políticas de auxílio ao idoso de toda Serra Catarinense são esperados nesta sexta-feira, na terceira Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages, deve atrair mais de 60 pessoas.
Já são mais de 21 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Superam populações de países europeus como a França, a Inglaterra e a Itália. Em 2008, o Brasil tinha 9,4 milhões de pessoas com 70 anos ou mais. Cerca de 4,9% da população total. Mas em que condições estão vivendo esses brasileiro é o desafio da Conferência Regional de Direitos da Pessoa Idosa, que iniciará às 9 horas.
O objetivo, segundo o assistente social Lauro dos Santos, que palestrará sobre Política Nacional da Pessoa Idosa, será debater temáticas relevantes para o campo do envelhecimento, assim com os avanços e desafios da política nacional do idoso, na perspectiva de sua efetivação. Lauro dos Santos explica que há diferentes situações de violência contra essa população. E observa que esta situação não pode ser tratadas como uma forma de agir "normal" e "naturalizada" ficando oculta nos usos, nos costumes e nas relações entre as pessoas.
Em Santa Catarina existem mais de 600 mil idosos e como a tendência é aumentar a longevidade, a Conferência passa ser um instrumento necessário para melhorar as políticas públicas com vistas à garantia dos direitos de cidadania.
No evento de hoje, serão trabalhados eixos temáticos. Como o Envelhecimento e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais; Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e Efetivação dos seus Direito e; dentre outros, o Fortalecimento e Integração dos Conselhos.
A coordenação da Conferência será da gerente da Área Social da SDR, Sandra Sell Ribeiro. Ela lembra que durante o evento serão tratadas as diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, estados e municípios voltadas ao idoso.
Na Conferência Regional serão indicados os delegados que participarão, dias 14 e 15 de setembro, da Conferêcia Estadual, em Florianópolis, representando a Serra Catarinense.

Conferência Nacional: 23 a 25 de novembro

A Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa acontece em Brasília, no período de 23 a 25 de novembro. Terá coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Este ano, o tema da Conferência será "O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil" e seu objetivo será debater avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e demais assuntos referentes ao envelhecimento.
A Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa está sendo precedida de etapas municipais ou regionais, estaduais e distrital, nas quais são escolhidos e indicados os delegados participantes.
O regimento interno da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa será aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e publicado por portaria da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O regimento interno disporá sobre a composição das delegações com de representantes da sociedade civil e setor público.