A CONVITE do Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Públicas de Santa Catarina, o diretor presidente, Altamir José Paes e o diretor administrativo financeiro, Carlos Romeu Paes Leme da SCGás – Companhia de Gás de Santa Catarina, apresentaram as atribuições da empresa, na reunião do Comitê, nesta quarta-feira (27). A SCGás foi convidada a integrar o Sicop, por se tratar de uma empresa de economia mista e ter como acionista majoritária a Celesc.
A apresentação constou de um breve histórico da empresa, responsável pela distribuição do gás natural canalizado em Santa Catarina. Criada em 1994, a SCGÁS atua como uma sociedade de economia mista e tem como acionistas: Celesc, Gaspetro, Mitsui Gás e Infragás. Com a missão de dotar o Estado de Santa Catarina com rede de gasodutos, distribuir e fomentar a utilização de gás, a Companhia possui hoje 883 km de rede implantada e atende 54 municípios, resultando em 1,8 milhão m3/ dia de gás distribuído. Até dezembro de 2010, teve R$ 335 milhões de investimentos realizados.
De acordo com o diretor administrativo financeiro, Santa Catarina é o segundo Estado em municípios atendidos, e o terceiro em redes de distribuição implantadas. "Nosso dever como concessionária é socializar o gás, porque a Companhia não só vende o gás, como também tecnologia", completou. O presidente destacou ainda, que o gás natural é uma energia moderna e versátil, utilizada em indústrias, no comércio, em residências e em veículos. "Esta modernidade traduz-se em conforto, economia, comodidade e segurança aos seus usuários, tudo isso com respeito ao meio ambiente", disse Altamir.
Sobre fazer parte do Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas (Sicop), os representantes da concessionária, após algumas colocações e questionamentos, manifestaram a disposição da Companhia em inserir os dados de obras realizadas no Sicop, solicitando o tempo necessário para as adequações internas que se fazem necessárias.
O diretor de Planejamento da SPG, Norton Boppré, destacou que o gás é sem dúvida um elemento fundamental para o desenvolvimento e crescimento de Santa Catarina. "É pela sua importância que achamos necessário a participação e inclusão da SCGás no Sicop, trazendo ao conhecimento da sociedade o detalhamento de obras em andamento e concluídas", frizou. Ficou decidido, que a diretoria irá avaliar e levar ao conhecimento do presidente do Comitê, o secretário do Planejamento, Filipe Mello e então na próxima reunião, definir a inclusão ou não da Companhia de Gás de Santa Catarina ao Sistema.