Você está visualizando atualmente Chuvas castigaram Bom Retiro

Chuvas castigaram Bom Retiro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     EM CONFORMIDADE com a reunião do COMDEC do município de Bom Retiro, encaminhamos as informações preliminares relativas ao nosso município.
Em conformidade com os dados da CIDASC Eng. Cristóvão Sérgio Bunn, as chuvas iniciaram as 5hs da manha do dia 08/08/2011 até as 10:00 hs do dia de hoje(09/08/2011) com 122,2mm de chuva ininterruptamente somando um total de 148 mm no mês conforme dados oficiais, bastante grave, ou seja choveu mais do que o previsto para o mês de agosto, agravado em decorrência do final do mês de julho ter ocorrido chuvas constantes e o solo já encontrava-se encharcado, ocasionando risco de desmoronamentos nas áreas de risco.
Conforme o Secretario de Transportes, Obras e Serviços Urbanos Vilmar Neckel, estão sendo acompanhados os casos mais graves no Bairro São Jose onde foi retirado as pessoas de 4 casas da Rua Pe. Luiz Francischetti e mais 11 casas em área de risco de desabamento, relevo ingrime, citou também o problema da Rua Anita Garibaldi onde inundou uma casa e destacou o isolamento do interior do município já que nosso município possui 1.056km2 e 1.300 km de estradas municipais.
O Prefeito Municipal informou a suspensão das aulas face o isolamento das comunidades afetando a rede estadual e municipal atingindo 479 alunos, devido a impossibilidade de funcionamento das linhas do transporte escolar do interior, devido ao isolamento das comunidades.
O representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais alertou a gravidade ocasionada pelas chuvas na produção agrícola, destaca a cebola, a produção leiteira impossibilidade de escoamento da produção do município 28.000 litros dia, destaca também a gravidade que se encontram as condições das pastagens que afetam a pecuária em geral.
O Secretário de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, informou que as comunidades que estão isoladas são: Paraíso da Serra, Campo Novo do Sul face a cheia do Rio Campo Novo bloqueando o acesso a 30 km de estrada e 130 famílias. Na comunidade do Barreiro bloqueando 10 km de estradas e 40 famílias isoladas face a cheia do Rio Barreiro, Cambará e Rio do Troncho 75 famílias isoladas bloqueando e danificando 30 km de estrada face a cheia do Rio Soledade. Nas localidades de Gabiroba, Três Pontas, Rio do Meio, Laranjeiras, Corote, Sapato, Arroio Frederico, Serra dos Lorenzi, Barbaquá, Costão do Frade, Papuã e Matador isolando 232 famílias e bloqueando e danificando 102 km de estradas face a cheia do Rio Matador em dois locais. Nas localidades de Irapuã I e Irapuã II, Joao Paulo, Mangueirão, Caneleira cheia do Rio João Paulo, isolando 55 famílias e bloqueando e danificando 40 km.