PROFESSORES de escolas da rede pública municipal dos 18 municípios da região da Amures participam durante todo dia, nesta quarta-feira, da terceira Capacitação do Projeto Nascentes do Futuro. A abertura oficial do evento foi feita pelo vice-presidente da associação prefeito de Urupema, Amarildo Gaio que falou da importância do projeto e o repasse de informações aos alunos.
Em curso desde início do ano, o projeto coordenado pela bióloga Nádia Boff Ribeiro prevê recuperar mais de dez hectares de florestas alteradas e degradadas em áreas de preservação permanente de treze nascentes e sete poços artesianos que abastecem aproximadamente 70 mil habitantes. O projeto tem a parceria de agricultores familiares e envolve cerca de 3.600 estudantes.
"A Serra Catarinense ainda é a região mais preservada de Santa Catarina, mas temos a ciência de que existem problemas pontuais a serem equacionados e isso justifica este projeto. Mas só com um trabalho forte de formação educacional poderemos avançar nesta direção e o Nascentes do Futuro tem este objetivo", explicou Amarildo Gaio. Ele citou as parcerias com o Ministério Público Estadual, Federal e com a Baesa, que viabilizam as ações.
A capacitação no auditório da Amures iniciou com a divulgação do resultado do concurso de escolha do mascote do projeto. A vencedora foi aluna do 5° Ano, da escola Nucleada Municipal da localidade de Bossoroca, em Urupema, Diéle Oliveira Melo. Ela criou a personagem "Nascentina", que passará a ilustrar baneres, folderes, cartilhas e todo material de divulgação do projeto.
Em parceria com alunos do 4° Ano, ela criou uma redação (história) sobre a Nascentina. O texto concorreu com outros 17 municípios. Um vídeo sobre recuperação de nascentes de água produzido pelo Globo Rural foi apresentado aos professores na capacitação e produções do gênero dos próprios municípios foram compartilhadas.
A tarde haverá uma fundamentação teórica do projeto, com revisão das apostilas, conservação de nascentes conforme as leis estaduais e federais, decretos e revisão do Código Florestal Brasileiro. Será apresentado também, a metodologia de recuperação de nascentes de água pela Epagri e tiradas dúvidas sobre proteção dos poços artesianos.
O projeto Nascentes do Futuro visa promover ações de sensibilização e educação ambiental para educadores e estudantes da rede municipal e despertar o comprometimento da comunidade com o projeto e com o meio ambiente.