Você está visualizando atualmente Conferência da Juventude é realizada em Lages

Conferência da Juventude é realizada em Lages

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     MAIS DE 200 jovens ligados a escolas, universidades, associações, comunidades rurais e movimentos culturais participaram da Conferência Regional da Juventude, no auditório da Uniplac, durante esta terça-feira (4). A conferência foi promovida pela Secretaria Nacional de Juventude (órgão ligado ao Governo Federal), em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Lages e São Joaquim (através das gerências de Assistência Social) e com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
Pela manhã, eles assistiram à palestra da coordenadora da Política Nacional da Juventude, Severine Macedo. Ela destacou a importância da participação efetiva da classe nas discussões que relacionadas os rumos da sociedade. "O jovem deve ter voz ativa nos debates que envolvem os diversos segmentos, afinal, ele é o futuro do país, e nada mais justo que ajudar a construir o cenário dos próximos anos, opinando com sensatez e responsabilidade social", disse a coordenadora.
À tarde, seis grupos debateram separadamente seis eixos temáticos: trabalho, renda e direito de associar-se; educação, cultura e lazer; comunicação e segurança; vida saudável e políticas sobre drogas; sexualidade e responsabilidade nas diferenças; e direito a território e diálogo com o poder público.
Cada grupo elaborou seis diretrizes para cada eixo temático, e os participantes selecionaram duas delas, num processo de votação aberta. Essas diretrizes entrarão na pauta da conferência estadual, marcada para o início de novembro, em Florianópolis. A região será representada por 12 delegados, selecionados durante a conferência.
O aluno Leandro da Silva, que curso o 2º ano do ensino médio, aprovou a conferência. "A palestra e os debates abriram meus olhos. Descobri que minha participação pode fazer a diferença na elaboração das leis do país", disse ele.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agustini, que participou da abertura do evento, ressaltou a necessidade de uma atuação mais direta do movimento nos aspectos que envolvem diretamente toda a sociedade. "Precisamos de mais jovens envolvidos na política e na educação, afinal, o mundo carece de novas ideias e perspectivas", destacou Jurandi.