Prefeitos da Amures em missão na Europa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     AMPLIAR a capacidade administrativa, econômica e social. Promover a cooperação intermunicipal e intergovernamental. São alguns dos objetivos da primeira missão oficial de prefeitos da Amures à Europa. Com roteiro iniciado nesta terça-feira, a comitiva percorrerá Itália, Áustria, Alemanha e Suíça.
Liderados pelo prefeito de Capão Alto e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Antônio Coelho Lopes Junior, a missão conta com representação do Sul do Estado, o prefeito de Laguna, Célio Antônio, da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) e do presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), prefeito de São José dos Ausentes, Erivelto Velho.
Durante dez dias, os prefeitos pretendem abrir um canal de conversações com vistas à busca de novas tecnologias e de intercâmbio em áreas como a agropecuária. Uma das metas é a troca de informações voltadas ao turismo, especialmente com escolas de gastronomia e hotelaria. Deverão buscar ainda, cidades irmãs que possam facilitar e vinda e ida de turistas entre a Serra Catarinense e a Europa.
Integram a comitiva os prefeitos de Urubici, Adilson Costa; Anita Garibaldi, Roberto Marin; Armazém, Jaime Wensing; representante da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, Marcelo Schlichting e o secretário Executivo da Amures, Gilsoni Albino.
Na primeira agenda desta quarta-feira, eles terão encontro com o cônsul-geral do Brasil em Milão, o embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca. Depois seguem para encontro com o prefeito de Cesena, Paolo Lucchi. O evento será em paralelo à Mostra Internacional da Fruta (Macfrut), onde acontece o salão Agro-bio-frut e o salão Trans-world. Nos três espaços haverá exposições de sementes, máquinas, além de estandes de produção e comércio de hortifrutigranjeiros.
O presidente da Fecam disse que um dos grandes momentos da missão será o encontro com o presidente da "Societá Informatica Territoriale", Antônio Barattin e com o Presidente do "Consorzio Bimpiave",Giovanni Piccoli. Eles mostrarão como funciona na província de Belluno, um consórcio intermunicipal que cuida da parte de tecnologia, infraestrutura, alagamento e serviços públicos. "O modelo pode ser muito interessante à região serrana", disse Antônio Lopes.