O PRESIDENTE do Consórcio de Saneamento e Meio Ambiente da Serra Catarinense (Cisama), prefeito de São Joaquim, José Nérito de Souza entregou esta semana ao prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sartor, o segundo levantamento de campo do sistema de saneamento básico realizado com recursos do fundo do Ministério Público Estadual.
O diagnóstico do número de ligações que serão realizadas das casas à rede tronco é o primeiro passo para equacionar o déficit de saneamento de Rio Rufino. O prefeito Ademar Sartor disse que levantamento planialtimétrico permitirá avançar para elaboração do plano de saneamento e do projeto executivo. "Este é um levantamento sobre o tipo de terreno, ligações que teremos de fazer e medidas de perímetros importantes para o projeto futuro", declarou o prefeito.
Hoje, esgoto gerado no perímetro urbano tem um único destino, o rio que leva o nome do município. E a expectativa do prefeito é iniciar o projeto de saneamento até final de 2012. O levantamento planialtimétrico apurou que terão de ser ligadas à rede de tratamento de esgoto 300 casas. Elas representam cerca de 40% da população do município.
O presidente do Cisama explicou que Rio Rufino é um dos 14 municípios da Serra Catarinense que foi contemplado com o Plano de Saneamento custeado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. E superada esta etapa a meta é viabilizar através da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), os recursos para elaboração do projeto.
"Urubici, Anita Garibaldi, Capão Alto, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, São José do Cerrito e Bom Retiro já tem contrato assinado para execução das obras de saneamento. São quase R$ 8 milhões de emendas viabilizadas pelos prefeitos que foram em grupo à Brasília. Dia 3 de novembro teremos mais uma audiência em Brasília para tentar viabilizar mais R$ 22 milhões de emendas parlamentares para novas obras. E quem sabe incluir Rio Rufino nesta nova etapa", observou José Nérito de Souza.
O Fundo Regional de Meio Ambiente ainda permitirá realizar o levantamento planialtimétrico de Painel. Serão identificados todos os domicílios do meio urbano, dimensionadas as futuras redes troncos e de coletas e estabelecidos os locais das futuras redes coletoras.