Você está visualizando atualmente Enxurrada castiga o Cerrito pela quinta vez este ano

Enxurrada castiga o Cerrito pela quinta vez este ano

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     EM MENOS de um ano São José do Cerrito contabilizou na madrugada desta terça-feira, a quinta enxurrada. Pedras com mais de dez quilos foram arrastadas das encostas de morros com lama e pedaços de madeira e depositadas em diversas ruas do perímetro urbano.
Ao amanhecer os moradores pareciam não acreditar no que viam. O temporal que não durou mais de meia hora empurrou para dentro da cidade ao menos 30 toneladas de sedimentos diversos. O volume de lama foi tamanho que encobriu algumas ruas e precisou ser removido por tratores. Ao menos 60 casas foram atingidas pela enxurrada, segundo levantamento preliminar da Comissão de Defesa Civil local.
A violência com que a água desceu dos morros foi o que mais assustou os moradores. O temporal ocorreu por volta de 1h30min. "Não durou mais de meia hora e tudo ficou submerso. O volume de sedimentos superou todos os outros fenômenos dessa natureza registrados este ano. Choveu em 30 mintuos o equivalente a metade do volume de um mês", relatou o secretário de Administração e Planejamento, Keni Muniz.
Ele lembrou que há uma semana havia terminado a limpeza geral do rio Antunes, que corta o perímetro urbano do município e a enxurrada trouxe novamente toneladas de sujeira para o leito do manancial. "Fizemos a dragagem e o desaroriamento do rio e até árvores exóticas que tinham nas margnes foram retiradas. Tubulações foram substituídas e muitas agora ficaram entupidas".
Na estação meteorológica do Cerrito foi apurado um volume de 80,5 milímetros de chuva. Como houve uma grande precipitação de granizo, muitas casas ficaram com as telhas quebradas. Na secretaria de Saúde do Cerrito a água invadiu praticamente todas as pedendências. O Centro de Convivência de Idosos, Centro Comunitário, creche e até na secretaria de Educação, a lama invadiu as salas.
O prefeito Everaldo Ransoni estava nesta terça-feira em Brasília para assinar um convênio de saneamento básico e na quinta-fiera vai confirmar o decreto de situação de emergência. A enxurrada não atingiu o interior e os prejuízos se concentraram todos dentro da cidade.