Fruto da viagem que prefeitos da Amures, Amurel e Amucser realizaram à Europa em outubro do ano passado, um grupo de cinco engenheiros, um arquiteto e dois conselheiros da Ordem dos Engenheiros de Verona, na Itália, visitarão em região dia 18 de janeiro em retribuição à visita que receberam. Neste segundo encontro os prefeitos começam a amadurecer a proposta de cooperação intergovernamental.
A presidente da Ordem dos Engenheiros de Verona, Ilaria Segala vai coordenar a missão italiana à Santa Catarina. Eles visitarão algumas obras de grande porte da engenharia nacional, como a usina de Barra Grande, em Anita Garialdi e a vinícola Villa Francioni, em São Joaquim. A comitiva também passará por Urubici, Bom Jardim da Serra, Laguna e Florianópolis.
A recepção da comitiva italiana será um dos últimos atos de Gilsoni Albino, como secretário executivo da Amures. "Nossa missão quando fomos à Europa naquele momento foi para ampliar a capacidade administrativa, econômica e social da região. E agora teremos os primeiros resultados, porque há intensão dos italianos de fazer da Serra Catarinense uma das portas de entrada em Santa Catarina", comentou.
Na missão dos prefeitos à Itália em início de outubro participou o prefeito de Capão Alto e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Antônio Coelho Lopes Junior; prefeito de Laguna, Célio Antônio que representou a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel); presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), prefeito de São José dos Ausentes, Erivelto Velho e os prefeitos de Urubici, Adilson Costa; Anita Garibaldi, Roberto Marin; Armazém, Jaime Wensing e o representante da Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos, Marcelo Schlichting.
Além da Itália, a comitiva catarinense passou pela Áustria, Alemanha e Suíça. Em Lages a pauta dos italianos deve ser um encontro com os prefeitos da Amures, na sede da entidade e uma reunião com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Eles também devem participar de entrevista coletiva com a imprensa regional.
O presidente da Amures, prefeitos de Urupema Amarildo Gaio lembra que a cultura italiana está muito presente na região e que grandes parcerias podem nascer entre os engenheiros brasileiros e italianos. "O mundo hoje não é mais como antes, que tudo era longe. Alguns desses engenheiros que nos visitarão participaram do projeto da construção da maior ponte do mundo que foi inaugurada este ano na China. Só isso traduz a importância desta visita", resumiu.