Você está visualizando atualmente Turismo, cultura e esporte é pauta na audiência pública em São Joaquim

Turismo, cultura e esporte é pauta na audiência pública em São Joaquim

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

      Sensibilizar representantes de entidades ligadas ao esporte e cultura para audiências públicas que acontecerão em maio e junho. E, discutir formas de desenvolver o turismo na agricultura familiar. Foram os assuntos do Encontro Regional Turismo Cultura e Esportes realizado nesta quarta-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o evento foi o antepenúltimo de uma série de dez encontros. E servirá de base para validar as prioridades a serem apontadas nas conferências de cultura e esportes, que permitirão elaborar o Plano Estadual de Cultura e Esportes. Dos 18 municípios da Serra Catarinense representantes dos municípios apresentaram sugestões e debateram propostas.
O que explicou a diretora da Secretaria Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant'ana de Liz é que o trabalho que está sendo realizado hoje, com o esporte e a cultura já foi realizado com o turismo em 2009 e 2010. "Por isso separamos os encaminhamentos e deixamos as discussões do turismo para a tarde e as de esporte e cultura pela manhã", justificou.
No primeiro momento foram apresentadas as ações da gerência de políticas culturais e falado sobre o sistema nacional de cultura envolvendo união estados e municípios. Foi apresentada também a situação do Estado na implantação do sistema estadual, discutida elaboração do plano estadual de cultura e tratado sobre a Agenda Cultural 2012.
Uma das metas, no que se refere ao turismo envolvendo as duas secretarias regionais da Serra Catarinense, será a divisão territorial e a definição dos municípios inseridos no programa SC Rural que terá fomento turístico. "O foco será turismo na agricultura familiar", reitera Elisa Sant'ana de Liz.
Para a secretária executiva da Amures, Iraci de Souza, a proposta do encontro consta de prioridades já encampadas pelos prefeitos. "Um exemplo é a Copa Amures de Futsal que integra a região e fomenta o esporte. Outro são os incentivos para formação de grupos que resgatem as culturais locais através da dança, corais e grupos musicais. Esta é uma determinação do presidente da Amures Amarildo Gaio", destacou.Iraci de Souza.
Em sua exposição, a secretária Regional de Joaquim São Joaquim, Solange Pagani observou que o grande desafio é nivelar e medir como está se desenvolvendo a cultura e o esporte. E salientou que para isso, carece de números e estatísticas técnicas para avançar com as audiências públicas. Solange fez um apelo para a organização e o desejo de querer que as coisas aconteçam, como uma determinação das pessoas e das entidades regionais.
A segmentação do turismo, criação de conselhos ou fóruns regionais de turismo, atualização dos planos regionais de turismo e o atendimento às demandas regionais no turismo, cultura e esportes, finalizaram o encontro. Os mesmos assuntos serão discutidos em encontros regionais em Blumenau e Joinville. As audiências acontecerão antes do início do período eleitoral.