Você está visualizando atualmente Lançada a Festa da Paçoca/2012

Lançada a Festa da Paçoca/2012

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O evento mais original da região, com gastronomia típica e tradicionalismo puro voltado às raízes culturais da Serra Catarinense, teve lançamento oficial na noite desta quinta-feira( 26). A 9ª Festa da Paçoca promete superar todas as expectativas, pois terá como novidades, o 1° Leilão do Cavalo Crioulo e o 1° Festival da Canção Nativa.
Para um público de mais de 100 convidados, no Queijo e Cia, às margens da BR-116, a rainha Caroline Souza de Lima e as princesas Morgana de Lima Palhano e Chailise Moraes de Jesus fizeram convite para o evento que acontece a cada dois anos.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Érico Alves Küster, explicou que para cada atrativo haverá um coordenador. "O festival da canção, a cavalgada, os bailes, shows, a parte campeira e artística, tudo tem seu responsável. Assim conseguimos agilizar o atendimento à população e desenvolver o evento com certa tranquilidade", disse.
A programação da Festa da Paçoca inicia oficialmente dia 12 de maio, com a 3ª Feira do Terneiro e da Terneira. São mais de mil animais já inscritos que serão comercializados para diferentes regiões do Estado. "Na primeira feira tivemos quase 500 animais. Na segunda saltou para 600 e hoje, temos a confirmação de mil terneiros e terneiras da mais
alta genética que serão negociados a bons preços", frisou o prefeito Antônio Coelho Lopes Júnior, o "Bota".
Os atrativos da festa serão retomados dia 17, com torneio de laço e atividades campeiras. Segue dia 18, com baile do renomado tradicionalista Ivonir Machado e abertura do Festival da Canção Nativa. O prefeito observou que o festival era uma reivindicação de cantores e compositores de toda região.
Um dos pontos altos no dia 19, será o leilão de Cavalo Crioulo. Animais exclusivamente de Capão Alto entrarão na pista de remates com perspectivas de atrair com compradores de toda região. "A cultura dos torneios de laço é muito forte na região e certamente este leilão será uma grande oportunidade para quem deseja um cavalo de elite", recomenda o presidente da CCO.
Outro grande atrativo com perspectiva de reunir mais de 300 pessoas será a 2ª Cavalgada da Paçoca. O percurso será em torno de oito quilômetros e partirá do Parque de Exposições Juca Vieira. Passarão por alguns dos pontos turísticos do município e retornam ao parque por volta das 12horas.
No domingo, o evento fica por conta dos shows, bailes, missa crioula, gineteadas e tiros de laço que são atrativos com público cativo da festa. "E não faltará pinhão nem paçoca na festa. Mesmo sendo este um ano com safra pequena do fruto", avisa o prefeito.
O presidente da Amures, prefeito de Urupema Amarildo Gaio prestigiou o evento e destacou sua importância para o turismo e a projeção da Serra Catarinense para todo Estado. E observou que a Festa da Paçoca já possui uma marca forte, com identidade e valorização do tradicionalismo, a gastronomia e a cultura serrana.