Projeto e fomento: conceitos básicos. O passo a passo para elaboração de projetos e dentre outros temas, a importância do planejamento e da metodologia. São alguns dos assuntos que estão sendo abordados no curso de Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Culturais, numa parceria da Amures, Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).
Ao menos 30 servidores municipais de toda Serra Catarinense estão no auditório da associação dos municípios se capacitando sob orientação de Maria Teresa de Lira Collares, mestre em Marketing e Gestão Empresarial pela Universidede Federal de Santa Catarina e gestora de projetos da Fundação Catarinense de Cultura.
Segundo ela, o objetivo do curso é oferecer aos servidores da área de cultura instrumentos para elaborar projetos para a área, desde a ideia, ao desenvolvimento e descrição teórica, até a gestão. Para o presidente da Amures, Luiz Paulo Farias, a capacitação contribuirá para que os municípios possam canalizar recursos e incentivar os projetos culturais como formação de grupos musicais e corais.
O curso se realizará neste terça e quarta-feira e funcionará como oficina com certificação aos participantes. "Sabemos que as capacitações especialmente na área cultural são um dos gargalos dos municípios. Isso justifica a importância desse curso", disse o presidente da Amures. Além dos servidores da área cultural, o público-alvo são gestores municipais de cultura, pessoas envolvidas com a gestão cultural e produtores culturais.