Prefeitos de toda Serra Catarinense participam nesta sexta-feira, às 9 horas, do ato de transmissão de posse do novo presidente da Amures, Luiz Paulo Farias, de Ponte Alta. Também será dada posse ao novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde , Janerson Delfes Furtado, prefeito de Cerro Negro. Quanto ao presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico, Meio Ambiente, Atenção à Sanidade dos Produtos de Origem Agropecuária e Segurança Alimentar da Serra Catarinense (Cisama), Renato Nunes de Oliveira, a posse será realizada na próxima semana.
A solenidade será prestigiada pelo Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Francisco Álvaro Veríssimo, que passará o dia em Lages para dialogar com os prefeitos sobre eventual parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, com vistas a criação de Consórcios Públicos.
Segundo Veríssimo, os consórcios são uma experiência nova no Brasil e criam outra forma de institucionalidade na relação entre os municípios dentro dos territórios. Através de consórcio se potencializa a ação do Estado e dos municípios no enfrentamento de grandes problemas, como saneamento e infraestrutura urbana. "O que vamos falar é da criação de consórcio de direito público, que tem característica multifacetária e cada microrregião poderá aderir ao consórcio que lhe convier", adiantou.
A criação de um macroconsórcio com abrangência em qualquer área de interesse municipal é o que será estimulado pelo Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República. Ele apresentará uma proposta de modelo a ser analisada pelos prefeitos como força de alcançar a projetos que só os grandes centros possuem, seja na área de saneamento, turismo ou infraestrutura.
Veríssimo demonstrará no encontro com os prefeitos que a relação do Estado com o consórcio é mais fácil e mais ágil do que com os municípios individualmente. E com isso é possível dar respostas mais rápidas às demandas municipais. E que o grande beneficiado é o cidadão.