A Federação Catarinense de Municípios – FECAM está apoiando a Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A pesquisa já estáem campo.
Até o final de agosto, os técnicos do Instituto estão passando nas prefeituras em busca de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais. Estas informações irão compor indicadores relativos ao planejamento público, programas sociais, ofertas de serviços públicos, segurança, meio ambiente, entre outros.
"Pedimos que os municípios recebam os técnicos do IBGE e respondam as perguntas atentamente, já que as respostas serão consideradas dados oficiais. Além disso, os dados da MUNIC são uma importante fonte para o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDMS", considera Iuana Réus, assessora de gestão pública da Fecam. A assessora informa, ainda, que os municípios que não respondem à pesquisa aparecem com índices zerados em diversos indicadores do SIDMS.
MUNIC – a Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC é a única, dentro da temática de estrutura de gestão, que abrange todas as municipalidades brasileiras. Ela é realizada desde 1999 e é considerada uma fonte segura de informações para a construção de indicadores relativos aos diferentes setores da administração municipal.