Pronatec Social garante emprego em Lages

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Lages está entre os municípios que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Social SC (Pronatec Social) e já é possível observar o resultado dos cursos de qualificação profissional: emprego. Em três cursos que já terminaram, 37% dos alunos estão empregados.
De 72 alunos dos cursos de costura, soldador Mig Mag, costureiro industrial noturno e camareira, 27 concluíram o curso e conseguiram trabalho. "Estes resultados são muito positivos porque mostram que os cursos facilitam a inserção no mercado de trabalho", disse o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva. Além de Lages, os municípios de Blumenau, Joinville, Brusque e Chapecó já têm turmas que concluíram cursos nesta modalidade.
A experiência foi positiva para os alunos que passaram pelos cursos do Pronatec Social. Maristela Jordão Lins fez o curso de costura industrial do vestuário no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com 220h/aula e garantiu uma vaga em uma das empresas da região. "O curso me ajudou a conseguir um emprego com carteira assinada no setor de costura. Eu tentava uma oportunidade há sete anos", disse. Maristela é uma das que fizeram a inscrição no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.
Os interessados em frequentar as aulas podem procurar os CRAS dos municípios que aderiram ao Pronatec Social SC para fazer a pré-inscrição. A inscrição definitiva deve ser feita nas instituições que oferecem os cursos como os Institutos Federais (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC), e no Sistema S formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Após a conclusão do curso o Sistema Nacional de Emprego (Sine) fará a mobilização para intermediar o encaminhamento do aluno ao mercado de trabalho. "O objetivo do posto de atendimento ao trabalhador é reinserir os trabalhadores no mercado de trabalho ou oportunizar o primeiro emprego", explicou o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.
Para o segundo semestre, a previsão é de que o município de Lages ofereça 230 vagas, que estão subdivididas entre cursos de costura industrial, torneiro mecânico, auxiliar de manutenção predial, encanador predial, soldador mig, entre outros. "Fiz o curso para aprimorar meu conhecimento e foi muito bom. Só consegui o trabalho em que estou hoje porque fiz o curso", destacou Tiago Antunes, que estava desempregado e agora trabalha como soldador em uma fábrica de equipamentos de segurança para construção civil. "Para a maioria das pessoas que participam do Pronatec Social este é o primeiro contato com cursos de qualificação profissional. Os cursos têm excelente conteúdo porque são oferecidos por instituições de renome. Por isso, acreditamos que os resultados do Pronatec Social serão muito bons no Estado", lembrou o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.
Alguns trabalhadores que já fizeram o curso do Pronatec Social no primeiro semestre querem retornar à sala de aula. É o caso de Josilene Lopes de Souza. "Agora quero fazer o curso de costura industrial". Ela soube dos cursos de qualificação pela primeira vez no posto do Sine de Lages. Fez o curso de camareira e trabalhou em um hotel. "Foi ótimo, muito produtivo. Aprendi muita coisa", ressaltou.
O Pronatec Social Santa Catarina já conta com a participação de 185 prefeituras que aderiram ao programa. "Pela primeira vez foi feita uma consulta para identificar os cursos que cada região necessita. Isso mostra a preocupação do Estado com as pessoas", explicou o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.
A SST contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação. Cada município apresentou os cursos de acordo com a sua necessidade nas oficinas de mobilização que ocorreram em várias regiões do Estado.
Em todo o estado, serão oferecidas15 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Pronatec Social, coordenado nacionalmente Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Estes cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e integram o Plano Santa Catarina sem Miséria, lançado pelo governo do Estado por meio SST.
Os cursos são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal.

Outras informações:
Em Lages, as inscrições podem ser feitas nos seguintes locais:

CRAS I – Rua Lauro Liz Costa, s/n – Bairro Popular, (49) 3224-3153
CRAS II – Rua Visconde de cairú, 197 – Bairro Centenário, (49) 3223-9662
CRAS III – Rua João Maria de Souza, s/n – Bairro Penha, (49) 3224-3154
CRAS IV – Rua Ludovico Kuck, s/n – Bairro Tributo, (49) 3222-9725
CRAS V – Rua Luiz Floriani Junior, s/n – Bairro Santa Mônica, (49) 3226-0016
NÚCLEO CRAS V – Rua Jair de Souza Passos, 155 – Bela Vista, (49) 3227-2125
CREAS – Rua Monte Castelo, 209 – Centro, (49) 3223-2160
Equipe de Referência da Proteção Social Básica – Rua Monte Castelo, 209 – Centro(49) 3224-3014
Central de Cadastro Único – Rua Correia Pinto, 343 – Centro, (49) 3223-9584

Cursos e vagas:

Costureiro industrial do vestuário – 25 vagas
Costureiro industrial do vestuário – 25 vagas
Soldador no processo Mig/Mag – 25 vagas
Torneiro mecânico – 20 vagas
Auxiliar de manutenção predial – 25 vagas
Pedreiro de alvenaria – 25 vagas
Marceneiro – 20 vagas
Padeiro e confeiteiro – 20 vagas
Encanador Instalador predial – 25 vagas
Eletricista de automóveis – 20 vagas

Fonte: Secretaria de Assistência Social de Lages