Calor de agosto antecipa a florada Serra Catarinense

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Apesar de o verãozinho de agosto ser considerado normal pelos meteorologistas, o que causa estranheza é a ocorrência de tantos dias quentes e sem chuva, já que mais da metade do mês registrou altas temperaturas para a época, com poucos registros de chuva. Mas, o frio deve voltar a partir deste fim de semana.
De acordo com o engenheiro agrônomo da climaterra, Ronaldo Coutinho, este calor se deve a um bloqueio atmosférico que impediu que o ar frio entrasse com facilidade no Estado, desviando as frentes frias para o oceano.
Coutinho informou que essas condições devem começar a mudar a partir de sábado (25) e no domingo, as possibilidades de chuva na região aumentam e devem permanecer nos próximos dias. Além disso, a temperatura também deve cair.
O engenheiro agrônomo disse, também, que o mês de setembro deve obedecer mais as normalidades climáticas da época, intercalando dias de frio intenso e dias com temperaturas mais amenas, com possibilidade, inclusive, de geada. "De qualquer forma, setembro deve ser mais frio que agosto."
Em Lages, durante o mês de agosto, a temperatura mais baixa registrada foi de 6,1ºC, quando as mínimas são, geralmente, negativas. Em Bom Jardim da Serra registrou as menores temperaturas a exemplo da madrugada de quinta-feira (23), quando fez 0,4ºC e houve registro de geada.
As condições climáticas deste inverno, segundo Coutinho, contribuíram para que as flores brotassem mais cedo. "Para que uma planta brote, é necessário frio e calor. Neste ano, já tivemos bastante frio e elas estavam só esperando o calor para brotar. "Quando temos muito frio, basta um pouco de calor para as plantas brotarem", disse Coutinho. Na Serra, a primavera deve chegar entre fim de setembro e meados do mês de outubro.

Fonte: CLMais/AMURES