A chance de nevar na Serra Catarinense na madrugada desta terça (25) para quarta-feira (26) é grande. As temperaturas baixas, em torno de -5ºC, associadas à chuva fraca podem, enfim, trazer a neve para o Estado apesar de as chances serem ainda maiores na serra gaúcha.
Florianópolis não ficará de fora e deverá registrar temperaturas entre 5ºC e 7ºC na manhã de quarta, números bem abaixo do normal para a época. O recorde de frio em setembro na Capital ocorreu em 2006, quando fez 3,1ºC.
De acordo com o meteorologista do Epagri/Ciram, Marcelo Martins, a chuva chega ao Estado nesta terça-feira (25), haverá vento forte e as temperaturas começam a cair. A neve pode ocorrer na madrugada e não somente no Morro da Igreja, um dos pontos mais altos de SC, mas também na área urbana de São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra.
A passagem de uma frente fria nesta terça-feira, aliada à chegada de uma forte massa de ar frio e seco, de origem polar, favorece a ocorrência de neve e/ou chuva congelada nas áreas mais altas da Serra Catarinense. O período mais propício seria a noite de terça, madrugada e manhã de quarta-feira, dia 26.
O deslocamento da intensa massa polar traz uma condição de ventania constante (rajadas de vento acima de 70km/h) a SC, favorecendo também a ocorrência de geada negra (sem a tradicional formação do gelo), mas que queima as plantas trazendo grandes prejuízos à agricultura do Estado, especialmente no Oeste e Meio Oeste.
Outra situação bastante adversa em função do frio intenso, seria a atenção especial para moradores de rua. Há também a condição de formação de gelo na pista na Serra, especialmente nas rodovias das Serras do Rio do Rio do Rastro e do Corvo Branco.
Se nevar, este será o primeiro registro oficial do ano. No inverno, surgiu a informação de que nevou durante a madrugada no Morro da Igreja, mas a ocorrência não foi confirmada pelo órgão.