O secretário regional de Lages, Jurandi Agustini, e o gerente de Infraestrutura, Aldo Silva, acompanharam, nesta segunda-feira, 29, as reformas de duas escolas da rede estadual de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages. Eles visitaram a escola Zulmira Auta da Silva, no bairro Popular, e a escola Cora Batalha, no Caravággio. O Governo de Santa Catarina está investindo R$ 3 milhões nas obras, iniciadas em janeiro de 2012. As empresas que venceram as concorrências públicas pretendem concluir as obras antes do próximo ano letivo. "As demandas da educação são permanentes, sempre surgem fatos novos, mas estamos trabalhando para proporcionar bons ambientes escolares a alunos, professores, gestores e funcionários", diz Jurandi.
As obras estão na reta final. A maior parte das telhas de cerâmica já foram trocadas por chapas de cimento, para inibir infiltrações de água. As instalações elétricas e hidrosanitárias também foram substituídas, assim como vidros, fechaduras, janelas e portas danificadas. Pisos antiderrapante foram colocados em pontos estratégicos, para melhorar a segurança. E a acessibilidade para deficientes está sendo implantada.
Nas duas escolas, os novos banheiros e todas as salas de aula já estão à disposição dos alunos. Na Zulmira Auta da Silva, o primeiro passo foi a construção de uma nova sala, que foi usada alternadamente enquanto as salas estavam sendo reformadas. Maikelle Vargas, da 7ª série, elogiou a dinâmica das obras. "Em nenhum momento a reforma atrapalhou as aulas, e é bom ver que a escola está ficando praticamente nova."
Na Cora Batalha, a direção fez algumas adaptações durante a reforma. "Usamos espaços como a biblioteca, e os alunos colaboraram no processo. Eles estão felizes por verem que a escola está ganhando uma nova cara", ressalta a diretora Rosimari de Oliveira. O garoto José Manoel Camargo, da 3ª série, é morador do bairro, e pretende estudar mais alguns anos na instituição, por isso está feliz com a reforma. "Antes a escola estava meio feia, mas agora mudou."