Você está visualizando atualmente Prefeitos correm contra o tempo para salvar projetos de saneamento

Prefeitos correm contra o tempo para salvar projetos de saneamento

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e as prefeituras da Serra Catarinense pactuaram na sexta-feira prazos para elaborar projetos de saneamento básico que se arrastam há mais de um ano sem solução. A regularização de pendências foi solicitada pelo presidente do Consórcio de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Cisama), prefeito Ademar Sartor e teve o sinal verde do superintendente estadual da Funasa, Adenor Piovesan.
O "encontro de contas" levou os 18 prefeitos da Amures para reunião com a equipe de engenheiro da Funasa . O que preocupa os prefeitos são os prazos porque em 2010 foram firmados sete convênios e a maioria ainda está em análise. "Esse vai e vem de projetos é que não pode continuar. Por isso provocamos esta reunião para tirar dúvidas e acertar as pendências técnicas", declarou Ademar Sartor.
Cada município teve atendimento individual e foi relacionado que tipo de problema tem de ser resolvido. Hoje dez municípios estão com projeto em análise e oito sem projeto. Segundo o presidente da Amures Carlos Moraes, uma verdadeira força tarefa será desencadeada na tentativa de cumprir os prazos.
"O que temos de observar é que o primeiro prazo para entrega de projetos era de nove meses e teve de ser prorrogado . Agora temos de cumprir de qualquer maneira sob risco de perder os recursos", frisou Carlos Moraes. O que observou o superintendente da Funasa é que a liberação efetiva de recursos para início das obras depende de aprovação de projetos.