Você está visualizando atualmente Ideli recebe apelo de prefeito por novo prazo aos projetos de saneamento básico

Ideli recebe apelo de prefeito por novo prazo aos projetos de saneamento básico

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     O presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Carlos Moraes entregou à ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti, na noite de terça-deira pedido de prorrogação prazo para entrega de projetos de saneamento básico. Dos 18 municípios da Serra Catarinense, dez estão com projeto em análise e oito ainda não possuem projeto. E parte deles, tem até 31 de março para protocolar o documento na Fundação Nacional da Saúde (Funsa).
Assinado pelos 18 prefeitos inclusive pelo de Lages Elizeu Mattos o ofício reivindica também, a criação de uma Regional da Gerência de Desenvolvimento Urbano para atender especialmente os projetos da região. Sem antecipar qualquer informação, a ministra reconheceu o pleito dos prefeitos e promete fazer uma análise especial, pois acompanha esta tratativa desde a criação do Consórcio de Ambiente e Saneamento Básico (Cisana).
O presidente da Amures observou que, com muitas dificuldades foram conseguidos em 2010 recursos através de emenda de bancada para a implantação de sistema de esgotamento sanitário em sete municípios. Em 2011 a emenda foi ampliada para 16 municípios. E há um risco de parte desses recursos se perderem se não for prorrogado o prazo de entrega de projetos.
"Nosso pedido é para que todos os projetos sejam entregues até 31 de dezembro de 2013", informou o prefeito. Sobre a regional de projetos da Caixa Econômica Federal, Carlos Moraes explicou que os 18 municípios da Amures ocupam uma área aproximada de 16 mil quilômetros quadrados com uma superfície correspondente a 16,87% do território catarinense e ter a regional em Criciúma como é hoje, se constitui num sério entrave aos municípios.
Durante todo dia desta quarta-feira, os prefeitos acompanharam palestras e seminários com ministros da Agricultura Mendes Ribeiro, do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, da Pesca Marcelo Crivella, da Integração Nacional Fernando Bezerra, das Cidades Agnaldo Ribeiro e do ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.