O maior curso de formação de Gestores de Convênios da Serra Catarinense iniciou na manhã desta quinta-feira, no auditório da Amures. Com mais de 50 inscritos inclusive de outras regiões do Estado, o curso vai preparar equipes das prefeituras para captação de recursos, execução de projetos e prestação de contas nas esferas federal e estadual. Abordará também, os aspectos legais, fontes de captação, procedimentos e estrutura organizacional.
Dentro da premissa de que as prefeituras devem estar organizadas, ter planejamento e estudos para executar ações, o curso de formação de gestores acontecerá em cinco etapas de 8 horas de duração cada. "Teremos um total de 40 horas de capacitação e treinamento teórico e prático que permitirá aos municípios capitar recursos para ações que respondam aos anseios das comunidades em toda região da Amures", declarou o presidente da associação de municípios, Edilson José de Souza.
O Secretário Regional de Lages Jurandi Agustini acompanhou a primeira aula do curso e enfatizou que um dos principais limitadores na busca de recursos é bons projetos. "Dinheiro há. O que falta são projetos bem elaborados. Por isso disponibilizamos inclusive servidores da SDR de Lages para este curso", disse Jurandi Agustini.
A parceria entre Amures e Secretaria Regional visa dotar os técnicos das prefeituras de plenas capacidades para elaborar projetos dentro de fundamentos de gerenciamento. Durante o curso aprenderão, ainda, a identificar e analisar demandas, elaborar projetos básicos, termos de referência, cadastro de propostas, métodos e sistemáticas federais, ciclo de vida dos projetos, execução de convênios e contratos de repasse.
O curso é ministrado pela empresa WK Soluções em Gestão Pública e não haverá custo às prefeituras. O investimento da Amures nesta capacitação é de mais de R$ 10 mil e em cada etapa haverá exercícios para fixação de conteúdo e avaliação do aprendizado. A última etapa está programada para 5 de abril, quando os participantes terão de apresentar um simulado de projeto desde a captação de recursos até prestação de contas.