Oficina discute a prevenção da gravidez precoce

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Nos dias 13 e 14 de março de 2013 foram realizadas, nas Escolas de Educação Básica Manoel Dutra Bessa e Araújo Figueiredo palestras e oficinas relacionadas à prevenção da gravidez precoce. A atividade fez parte da programação do mês das mulheres organizada pelas Enfermeiras das Unidades de Saúde do município de Urubici. Foram abordados os alunos do 7º Ano, 8ª Série do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais totalizando 649 alunos.
As palestras tiveram por objetivo orientar sobre a gravidez na adolescência e porque nesta idade, menores de 20 anos, as mães têm a maior probabilidade de dar a luz prematuramente, sendo que esses bebês correm elevado riscos de saúde, riscos esses provocados muitas vezes porque as mães não se alimentam adequadamente, fumam e bebem e usam alguma droga ou até mesmo tentam fazer abortos clandestinos.
Além das mudanças físicas e emocionais, muitas destas crianças tem que abandonar os estudos, seja por motivo de atender o bebê, seja para trabalhar para poder sustentar o neném e por esse motivo perdem a possibilidade de estudar mais e ter um emprego melhor.Durante os próximos 30 dias os alunos deverão elaborar um folder educativo sobre a Prevenção da Gravidez Precoce. Serão escolhidos os cinco melhores trabalhos de cada escola. Será montada uma equipe julgadora do município para escolher os três melhores trabalhos que serão premiados pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo que o melhor folder será confeccionado pela Secretaria e distribuído no município. A atividade envolverá as disciplinas de Ciências/Biologia, Língua Portuguesa, Educação Artística e Sociologia.
As enfermeiras, Bruna Rex Nunes, Elizabete Moraes Pessoa, Greice QuellY Vilvert Warmling, Juliane de Souza Rodrigues, Larissa Zapelini Warmling e Pablini Rodrigues, são as responsáveis para atender nas Unidades de Saúde do município, qualquer dúvida que estas adolescentes ainda ficaram e podem assim ter um atendimento pessoal e humanizado.

 Fonte: Assesoria de Impressa de Urubici