Com objetivo de repassar informações e conhecimentos para a qualificação do gestor público frente às demandas e desafios das administrações municipais, mais de 1.200 gestores públicos municipais de todo o estado, entre prefeitos; vereadores e secretários municipais de várias áreas de atuação, estão reunidos no CentroSul, em Florianópolis, nesta segunda-feira. Participam da 1ª Oficina Estadual de Gestores Municipais.
O evento é uma promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com as Associações de Municípios do estado, a Escola de Gestão Pública Municipal e o Tribunal de Contas de Santa Catarina. Ao todo são 14 oficinas em diferentes áreas da administração municipal, como a gestão municipal do executivo, gestão municipal do legislativo, habitação, assistência social, defesa civil, meio ambiente e saneamento, controladoria interna e contabilidade, recursos humanos, obras públicas, turismo e cultura, educação, saúde, agricultura e licitação pública e contratos administrativos.
A programação iniciou às 8 horas com a abertura oficial, onde estão reunindos todos os participantes em conferências sobre as perspectivas e desafios da gestão pública municipal, relacionamento com a mídia, municipalização dos objetivos de desenvolvimento do milênio e implantação de cooperativas. No período da tarde e todo dia desta terça-feira, cada gestor acompanhará a oficina na área desejada.
Entre os palestrantes estão Murilo Mattos, promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina; Raulino José Bruning, Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e os secretários de Estado: Milton Hobus, da Defesa Civil; Roberto Martins, do Turismo, Cultura e Esporte e Eduardo Deschamps, da Educação.
A secretária executiva da Amures Iraci Vieira de Souza acompanha o evento junto com vários gestores e do presidente da associação, prefeito de Campo Belo do Sul, Edilson José de Souza. Sob o comando do prefeito Amarildo Gaio, a equipe de Urupema apresenta as Boas Praticas da Gestão Pública numa das oficinas.