Distribuição de placas indicativas padronizadas das 14 propriedades que integram o Circuito dos Lagos, palestra da equipe técnica da Epagri sobre Importância da Preservação de Sementes e Espécies Crioulas, apresentação de vídeo sobre o potencial do Circuito dos Lagos e capacitação dos produtores rurais pela equipe do Projeto Acolhida da Colônia, de Santa Rosa de Lima.
Foram algumas das atrações do primeiro Dia de Campo, realizado sábado em Anita Garibaldi, sob organização da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel). O evento na propriedade de Leonioldo Petri, o "Tio Ico", localidade Petri próximo à barragem da usina Barra Grande, contou inclusive com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro, presidente da Amures padre Edilson José de Souza e do prefeito de Anita Garibaldi Ivonir da Silva.
Criada em 2010, a Adrel é resultado de uma parceria dos municípios de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi com os municípios gaúchos de Pinhal da Serra, Bom Jesus, Esmeralda e Vacaria. Seu objetivo foco é desenvolver ações de planejamento, econômico e turístico, atraindo recursos públicos e privados para investimentos no entorno dos lagos de Barra Grande e da Enercan.
O diretor-executivo da Adrel, César Lavoura lembrou que as propriedades participantes do circuito já foram contempladas com kit formado por jogos de cama box de casal, cama de solteiro, mesa, banho, cozinha, ventilador, aquecedor, jogos de prato, louças e outros objetos, tudo com qualidade da melhor hotelaria. E que agora, a capacitação dos produtores para receber os visitantes está sendo retomada.
O Secretário Regional de Lages classificou o Circuito dos Lagos como um trabalho de inclusão social e reiterou que tem total apoio da SDR. Também o prefeito de Anita Garibaldi disse que o grande objetivo é proporcionar alternativas de renda e melhores condições de vida aos lindeiros. Para o presidente da Amures, as tradições não podem se perder com as inovações que começam ser implantadas no meio rural.
"É nossa obrigação apoiar estas iniciativas que visam manter o homem no campo. E dever ajudar para que tenham melhores condições de vida, como melhorar estradas e os acessos às propriedades", declarou Edilson de Souza. Nesta linha pensamento, o pesquisador da Epagri João Cláudio Zanatta palestrou sobre a Importância da Preservação de Sementes Crioulas cuja produção atravessa gerações e que ainda hoje, são cultivadas em muitas propriedades.