Ferrovia da Integração
A maior mobilização da história de Santa Catarina em torno de uma causa deve ser deflagrada nesta sexta-feira, no auditório da Universidade do Contestado, em Curitibanos. A mobilização tem a convocação direta de nada menos que doze Associações de Municípios e dentre elas, a Amures. O objetivo é a Ferrovia da Integração que ligará o extremo oeste ao porto de Itajaí numa expansão ferroviária de 848 quilômetros.
A audiência iniciará às 13h30min e tem a presença confirmada de diversas lideranças de Santa Catarina. Como do Presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, deputado Pedro Uczai. De acordo com o deputado, o edital para contratação de Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia e de projeto básico/executivo deve ser lançado, ainda no primeiro semestre deste ano.
Este novo corredor ferroviário representa a integração do desenvolvimento catarinense, ligando as atividades econômicas do interior do estado com as zonas portuárias do litoral. Mais de 100 municípios integram a mobilização pelo traçado original da ferrovia passando pela Serra Catarinense. O corredor proposto inicialmente parte de Itajaí e se estende pelos municípios de Ilhota, Gaspar, Blumenau, Apiúna, Ibirama, Lontras, Rio do Sul, Laurentino, Rio do Oeste, Mirim Doce, Ponte Alta, Herval D'Oeste, Faxinal dos Guedes, Xanxerê, Xaxim e Chapecó.
O prefeito de Correia Pinto Vânio Forster representará o presidente da Amures, Edilson José de Souza na mobilização desta sexta-feira. E defende inclusive, que o traçado passe mais ao centro da região serrana para diminuir a distância com áreas fortemente produtoras como é o caso da maçã.
A presença do governador Raimundo Colombo percorrendo nesta sexta-feira, municípios como São José do Cerrito, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Capão Alto e Painel impedirá a presença maciça dos prefeitos da Amures na audiência. Mas como o assunto é de interesse de todos, os demais prefeitos confirmaram presença.
Ferroviária vai potencializar produção
A defesa da interligação ferroviária passando pela região da Amures é projeto fundamental de fomento à produção industrial, do escoamento da proteína animal e permitirá a região central do Estado potencializar a comercialização de seus produtos. Em especial os derivados da madeira, o alho, soja, maçã, roupas, máquinas, dentre outros.
A previsão é de que, em 2030, a ferrovia deverá transportar 5,7 milhões de toneladas nos trechos mais movimentados. Atualmente, Santa Catarina conta com 980 quilômetros de ferrovias operados pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e pela América Latina Logística (ALL). A ALL opera em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Sul de São Paulo e Argentina.
O complexo ferroviário tem 15 mil quilômetros de extensão por onde passam 584 locomotivas e 17,5 mil vagões. A reestruturação deste importante modal de transporte, seja ele para o transporte de cargas ou de passageiros, está na pauta de prioridades do Governo Federal e tem sido fundamentada nos conceitos de integração territorial, segurança e desenvolvimento sustentável do País.
Estão previstos no Programa investimentos totais de R$ 133 bilhões dos setores público e privado, sendo R$ 79,5 bilhões nos primeiros cinco anos e o restante em até 25 anos. A previsão é de que só os investimentos no setor ferroviário alcancem a ordem de R$ 91 bilhões, totalizando 10 mil km de expansão da malha. Serão aplicados R$ 56 bilhões nos próximos cinco anos e R$ 35 bilhões dentro de 25 anos.