Depois da brilhante apresentação de abertura no palco da Sapecada da Canção Nativa, na Festa Nacional do Pinhão, a Orquestra Sinfônica de Lages dirigida pelo maestro e assessor de cultura da Amures, Joed Jeffer Ferreira de Mello se prepara para uma "turnê" pelos municípios da Serra Catarinense.
O calendário das apresentações está sendo preparado e vai contemplar os 18 municípios. A qualidade da orquestra é unânime. E foi elogiada pelo governador Raimundo Colombo e pelo senador Luiz Henrique da Silveira. O prefeito Elizeu Mattos foi muito cumprimentado pela ideia de abrir a Sapecada com apresentação da Orquestra Sinfônica.
Os 35 músicos que subiram no palco tinham às mãos instrumentos de cordas como violinos, viola, violoncelo e contrabaixo. Instrumentos de madeira como flautas, oboé e clarinetes. Instrumentos de metal como trompete, trompa e tuba e ainda, instrumentos de percussão como bateria, bombo, triangulo e carrilhão.
No vocal os músicos Daniel Silva, Eder Goulart e Anderson Silva mostraram ao público um repertório gaúcho especial com arranjos nunca visto. A cultura tradicionalista na Sapecada certamente ficou ainda mais enriquecida com a inédita apresentação da Orquestra Sinfônica de Lages.