Você está visualizando atualmente Turista e lageano podem saborear pinhão de graça na festa

Turista e lageano podem saborear pinhão de graça na festa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Resgatando tradições da década de 70, a 25ª Festa Nacional do Pinhão distribui o fruto aos turistas que querem experimentar essa iguariaNa década de 70, no início da história da Festa do Pinhão, na praçaJoão Costa, era distribuído aos visitantes porções do mais famoso fruto da região serrana que deu origem ao nome do evento: o pinhão. Assim, muitos turistas ficavam conhecendo o famoso fruto. Passaram-se os anos e esta tradição praticamente não mais foi seguida. Agora, por uma
iniciativa da Comissão Central Organizadora, na edição 2013 está ocorrendo o resgate dessa prática, ou seja, distribuir pinhão aos turistas.
A Secretaria da Agricultura e Pesca recebeu a missão de cozinhar e entregar aos agricultores da feira Sabor do Campo, que fazem a distribuição, e também aproveitam para comercializarem seus produtos
dentro do parque Conta Dinheiro. "Já fizemos, ao todo, desde o início da festa (sexta feira, 24) até agora, cerca de 400 quilos de pinhão, sendo que todos foram doados. E agradecemos ao prefeito Elizeu Mattos e ao vice Toni Duarte pela oportunidade de também expormos os nossos produtos", ressalta Ivandel Pereira, da Agro Indústria Cajurú, responsável pela mão de obra.
Thaise de Liz, agricultora e também responsável pela mão de obra e por servir o pinhão, diz estão distribuindo o tempo todo. "O tacho de pinhão leva em média uma hora para ser cozido; temos mais dois mil quilos para distribuirmos gratuitamente até o domingo (2), dia em que acaba a festa", declara. o boxe está instalado ao lado da Casa do Turista, situada próximo à saída do parque Conta Dinheiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lages