Você está visualizando atualmente Governador entrega ordem de serviço para obras na SC 390

Governador entrega ordem de serviço para obras na SC 390

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A restauração do trecho da SC 390 que liga Campo Belo do Sul a BR 116 iniciou nesta sexta-feira, 5. Ao media dia, o governador Raimundo Colombo entregou a ordem de serviço para o consórcio de empresas que executará a obra. Em seguida, as máquinas foram ligadas e o trabalho começou no distrito industrial, com o alargamento do acostamento.
Serão quatro frentes de trabalho nos 32 quilômetros de extensão. "Uma das primeiras ações que planejei para a região quando assumi o Governo foi restaurar essa estrada, mas não havia projeto, e tivemos que enfrentar um longo processo burocrático. Felizmente, todas as etapas foram vencidas e chegamos à parte prática", disse o governador.
Para o prefeito de Campo Belo do Sul Edilson José de Souza, a recuperação da SC-390 representa não apenas um salto na qualidade de vida da população, mas uma oportunidade para retomar o desenvolvimento daquela região que tem a agropecuária mais produtiva da Serra Catarinense. "Somos gratos ao governo por este momento tão importante para aqueles que apostam e moram nesta região", declarou o prefeito de Campo Belo do Sul.
A obra faz parte do Pacto por Santa Catarina. O Governo investirá R$ 29,6 milhões na reforma do trecho. O projeto prevê a modernização da rodovia. Além da revitalização de toda a camada de asfalto, serão implantadas faixas adicionais em subidas acentuadas, interseções e travessias urbanas em Capão Alto e Campo Belo do Sul. Além disso, curvas de alto risco serão eliminadas.
O traçado atual foi desenhado há várias décadas, quando o trânsito era bem menos intenso, e os carros não tinham tanta potência. Porém, nos últimos 15 anos, o número de veículos emplacados quadriplicou no Estado, e os perigos também. "O cronograma não se resume a asfalto novo por cima da pista esburacada. A estrada será adequada à nova realidade, para que os usuários tenham mais segurança e conforto", disse o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini.
O caminhoneiro Plínio Tobias, que mora em Campo Belo do Sul e trafega todos os dias pelo trecho transportando animais de abate, recebeu com euforia a informação de que a reforma começará. "O asfalto é ruim e algumas curvas exigem freadas bruscas, e o desgaste dos pneus e das pastilhas de freio é grande. A partir de agora, os gastos com manutenção irão diminuir, e teremos mais segurança", ressalta.
O ato foi acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, pelos prefeitos e por lideranças de diversos segmentos.

Perímetro Urbano

O projeto prevê o asfaltamento do perímetro urbano de Campo Belo do Sul (único trecho de paralelepípedo entre a BR 116 e a entrada de Anita Garibaldi). As obras iniciariam dentro da cidade, porém, os investimentos previstos para a rede de esgoto resultariam na inevitável quebra de asfalto daqui a alguns meses. Por esse motivo, a prefeitura e a empreiteira entraram num acordo, e os trabalhos começarão fora da cidade. O asfaltamento do perímetro urbano de Campo Belo do Sul será, provavelmente, a última etapa da obra.

Histórico

No início do século passado, a SC 390 era uma modesta trilha aberta por desbravadores, que dava acesso a alguns distritos de Lages. Com o passar dos anos, as comunidades foram se desenvolvendo, e passagem de bois, cavalos e veículos motorizados foi dando um novo formato a estrada. As municipalizações começaram nos anos 60, e alguns anos mais tarde, o asfalto chegou ao trecho que agora está sendo recuperado. Os 40 quilômetros que ligam Campo Belo do Sul a Pinhal da Serra – na divisa com o Rio Grande do Sul – passando por Cerro Negro e Anita Garibaldi, foram asfaltados na década passada, em um traçado modernizado.
A estrada é o vetor que dá sustentação a uma das mais belas e importantes microrregiões da Serra, a Região dos Lagos. Ela liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, passando pela usina de Barra Grande – no leito do Rio Pelotas -, que gera energia para mais de 300 mil pessoas. O agronegócio é a principal atividade econômica dos municípios que ficam as margens da rodovia, utilizada diariamente para o escoamento da produção de madeira, grãos e carne.

Fonte: SDR/Lages – AMURES (FOTOS)