Você está visualizando atualmente Prefeitura constrói nova moradia para família necessitada

Prefeitura constrói nova moradia para família necessitada

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     "Eu estou ‘faceira'. Estava na fila há uns dois anos. A gente dormia amontoado, com dificuldade para lavar uma louça, tendo que sair no frio para pegar água na torneira, tomando banho na casa dos outros." Magna Cristina Fernandes

 

      As dificuldades econômicas e sociais enfrentadas por anos a fio marcam de forma arrebatadora a vida de Magna Cristina Fernandes, moradora do bairro Cruz de Malta, mas uma luz trouxe de volta novas esperanças. Graças à sensibilidade do poder público, a dona de casa poderá dar um conforto melhor para os filhos com um novo lar. A casa de madeira de pinheiro brasileiro e pinus, com 30 metros quadrados, dividida em cozinha e sala conjugadas, e dois quartos, foi doada pela Secretaria da Habitação e está localizada a poucos metros da atual moradia, esta com apenas nove metros quadrados, onde há apenas um cômodo, improvisado com poucas peças de madeira, lonas e sacos plásticos para amenizar os efeitos da chuva.
De mangas arregaçadas, Magna aproveitou a temperatura amena de sexta-feira (5) para lavar a casa que acabou de ganhar. Enquanto trabalhava, dois dos cinco filhos, Ricardo, 6 anos, e Maria Eduarda, 8 anos, se divertiam com a água, transbordando a felicidade de um lar confortável, seguro e cheio de espaço para correr e brincar. "Um filho eu ‘dei' para a vó e o outro, para a minha prima", detalha a mulher, que não sabe ao certo a própria idade, mas, por outro lado, alimenta a certeza de dias melhores numa casa nova.
Ela descreve seu novo estado de espírito: "Eu estou ‘faceira'. Estava na fila há uns dois anos. A gente dormia amontoado, com dificuldade para lavar uma louça, tendo que sair no frio para pegar água na torneira, tomando banho na casa dos outros. Quero ‘ajeitar' a luz e a água. Agora vai ser tudo diferente". O marido de Magna trabalha amontoando pinus fora de Lages, passando a semana longe e visitando a família apenas nos finais de semana.

Satisfação em atender bem a população

"A compensação de todo o esforço da Secretaria da Habitação surge quando vemos o sorriso e as lágrimas de alegria em ter um teto digno para se viver. É gratificante", revela o secretário Ivan Magaldi Junior. Embora tenha recebido a doação da casa, Magna necessita de praticamente todos os objetos e aparelhos de uma residência e para ajudar basta entrar em contato com a Habitação pelo telefone (49) 3224-8622. "O que mais nos comove e nos motiva a trabalhar são as criancinhas, que não tem defesa para sobreviver. Muitas vezes ficamos chocados com suas condições de vida. Elas se contentam com pouco, ficam muito felizes com a casa nova. É uma reação transparente, verdadeira", desabafa o gerente de fiscalização, José Airt Neuburger.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lages