Você está visualizando atualmente Grande possibilidade de neve na Serra Catarinense

Grande possibilidade de neve na Serra Catarinense

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     A semana que começa promete ser histórica na climatologia do Sul do Brasil com uma das mais intensas ondas de frio dos últimos anos. O frio será extremo e deve gear forte em um grande número de localidades.
A possibilidade de nevar nesta semana no Sul do Brasil, se mostra muito grande e como poucas vezes se viu. O modelo Europeu indica neve nos três estados do Sul. Para Santa Catarina indica neve na maioria das regiões, mesmo no Oeste e no Planalto Norte.

Primeiro: As condições vão estar postas para um evento de neve nos três estados do Sul, logo abrangente e de rara ocorrência.

Segundo: Os dados meteorológicos são altamente sugestivos de acumulação, com possibilidade da neve acumular até valores expressivos em alguns pontos, especialmente porque se espera "drifting" (efeito do vento que faz com que a neve precipitada se acumule mais em obstáculos).

Terceiro: A neve tende a cair inclusive em locais não indicados pelos modelos.

Quarto: O potencial de neve parece ser maior para Santa Catarina e o Paraná com a maior umidade na região. A tendência é de alta probabilidade de neve em locais acima de 1000 metros de altitude, média a alta em pontos entre 500 e 1000 metros de altitude, pequena a média entre 200 e 500 metros de altitude, e baixa ao nível do mar.

ALERTA DE EXTREMO FRIO

     A onda de frio que se desloca já atinge vários setores da província argentina de Mendoza. Muitos locais amanheceram hoje cobertos por neve. A acumulação de neve é expressiva em algumas localidades (10 centímetros ou mais) como em San Rafael e Penitentes. Nevou na Sierra de la Ventana, na província de Buenos Aires, onde os cumes ontem estavam completamente brancos (área pode ter forte nevada neste fim de semana).
O alerta sobre frio extremo no Cone Sul e no Brasil como poucas vezes se sentiu nos últimos anos. A advertência maior é para o período entre domingo e quinta-feira da próxima semana por conta de um terceiro pulso de ar gelado que nos alcançará neste fim de semana e que será muito mais forte que os dois primeiros. Não está descarta temperatura nos Aparados da Serra de -6ºC a -8ºC na primeira metade da semana, ocasionalmente menores em alguns pontos e marcas ao redor de 0ºC e/ou negativas em quase todo.
Os dias inteiros serão gelados com muito frio e máximas muito baixas até à tarde. Haverá estações em pontos mais altos do Sul do Brasil que devem ter máximas, repetimos máximas, abaixo de zero, informam meteorologistgas. Há um alto risco de geada negra pelo vento Minuano que soprará forte a intensamente no começo da semana e que pode trazer sensação térmica negativa e de até 15ºC abaixo de zero ou menos nos Campos de Cima da Serra.
É desaconselhável inclusive, acampar durante a próxima semana em áreas muito elevadas e a permanência nesses locais exigirá roupas especiais de natureza polar, tais como usadas em bases na Antártica e pelos militares no cume do Morro da Igreja, em Urubici.
Muito alto também o risco de hipotermia para população desabrigada de rua em todo o Sul do Brasil. Alerta-se ainda para o risco de formação de gelo na pista em rodovias do Planalto, Alto Uruguai, Serra Catarinense e Serra Gaúcha e dos Aparados, assim como nas partes mais elevadas de Santa Catarina e do Paraná.