A primeira metade de agosto terminará com temperatura abaixo da média. Resultado de vários dias de temperatura baixa, sobretudo as máximas, apesar de algumas jornadas de calor à tarde. Para esta quarta-feira, há possibilidade de nevar na Serra Catarinense e não está descartada chuva congelada em outros pontos de altitude no Oeste e Meio-Oeste catarinense.
A força do ar frio é menor que a do evento de julho, segundo a MetSul. O que precisa ser refinado no prognóstico de curto prazo quanto à quarta-feira é a possibilidade ou não de neve com acumulação em alguns pontos mais altos, já que é interessante que a precipitação será mais robusta com temperatura negativa nas áreas entre 1.500 e 2.000 metros de altitude.
Esta instabilidade decorrer no primeiro momento da formação de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas será reforçada por um cavado (área de menor pressão atmosférica que vai se acentuar no Sul do Brasil). O vento aumentará a sensação de frio e tende a se intensificar na quarta e no começo de quinta-feira.