Você está visualizando atualmente Educação Fiscal chega a todas as escolas municipais em 2014

Educação Fiscal chega a todas as escolas municipais em 2014

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     Levar conhecimento aos alunos sobre o funcionamento da administração pública e aplicação dos recursos, assim como a função socioeconômica dos tributos (impostos, taxas e contribuições) e o discernimento da relação Estado/Sociedade e preservação do patrimônio público. Estes são alguns dos objetivos do Programa de Educação Fiscal, implantado nas escolas da rede municipal de Lages.
O projeto, que segue o modelo do programa nacional e estadual, conta com a parceria da Receita Federal de Lages, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as secretarias de Educação e da Fazenda. A novidade é que, a partir do ano que vem, o programa será expandido para todas as escolas municipais.
Ano passado duas escolas, a Ondina Neves Bleyer e a Professora Fausta Rath implantaram o projeto-piloto. A ideia apresentou um resultado tão positivo que será disseminado para as outras instituições. "Um ótimo exemplo foi a Emeb Fausta Rath, que focou na preservação do bem público. Lá não existe mais vandalismo e os próprios alunos ajudam a cuidar da escola", conta a gerente de fiscalização da Fazenda e coordenadora do projeto em Lages, Eronilda Catarina Würzius.

Aula presencial

Os professores são capacitados para trabalharem de forma didática vários temas com os alunos ao longo do ano, como atividade extracurricular e multidisciplinar. Nesta semana aconteceu a primeira aula presencial de um curso de formação envolvendo 67 professores, maioria da rede municipal. O curso é on-line, com 120 horas de duração, até o dia 8 de novembro, ministrado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) da Receita Federal. "Nesta primeira etapa os participantes aprenderam a acessar as ferramentas. Depois irão desenvolver projetos que serão trabalhados com os alunos em sala de aula", diz.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Lages