Você está visualizando atualmente Defesa Civil quer monitorar desastres naturais em tempo real

Defesa Civil quer monitorar desastres naturais em tempo real

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

 

     Se tudo correr como anunciou o Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, Santa Catarina poderá em pouco tempo monitorar os desastres naturais antes que ocorram e durante o fenômeno. Tudo em tempo real. A notícia para um público de mais de 150 pessoas que participavam do Seminário Regional Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira, no auditório da CDL veio precedida da entrega de um kit de monitoramento tecnológico que os prefeitos da Serra Catarinense receberam.
O evento que serve também de capacitação para deflagrar os planos de contingência nos municípios permitirá que até ano que vêm, todos os municípios possam ter à mão o "Alerta de Desastres". Pelo que explicou Milton Hobus, está sendo implantado o Centro de Monitoramento de Alertas que se baseará no monitoramento via satélite e emitirá os alertas à todas as regiões.
O monitoramento de desastres em tempo real pelo que explicou o Secretário de Defesa Civil, será feito através de um aplicativo que pode ser instalado em telefone celular e que será distribuído gratuitamente à população. "Todas as informações estarão acessíveis e simplificadas, desde a prevenção até a ocorrência dos desastres. O cidadão será orientado à se proteger e assim vamos criar a cultura de Alerta de Desastres", salientou Milton Hobus.
Para o presidente da Amures prefeito Edilson José de Souza, não bastará apenas prevenir as comunidades da ocorrência dos desastres naturais, mas encontrar uma solução para que os habitam áreas de risco. "Temos de aprender com o passado, agir no presente para não cometermos os mesmos erros no futuro" frisou lembrando que as instituições tem um papel preponderante para as mudanças a serem implementadas, especialmente de cultura.
Durante a tarde, o seminário acontece com orientação de procedimentos administrativos e jurídicos para que gestores e cidadãos saibam como solicitar ajuda e quais as fontes de recursos disponíveis.