Você está visualizando atualmente Da pinha surgem a trilha e o bilboquê

Da pinha surgem a trilha e o bilboquê

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     A ideia de usar materiais da Serra Catarinense para resgatar brincadeiras e brinquedos antigos é do motorista da secretaria de Educação de Urupema, Paulo Misturi. De um jeito simples e com matéria-prima encontrada na natureza, Misturi, que também é pedagogo, montou um bilboquê e um jogo de trilha. O projeto já foi apresentado informalmente à secretária Sonia Arruda, que garantiu apoio. Misturi diz que desta forma as crianças poderão vivenciar brincadeiras dos pais e avós com baixo custo. "É importante apresentar alternativas numa época em que a tecnologia prevalece".
A esfera de madeira do bilboquê foi substituída pelo miolo da pinha, o fruto da araucária. A parte sem serventia, até então, é amarrada a um pedaço de madeira, que também pode ser encontrado no meio ambiente e serve de suporte. Pronto. A brincadeira pode começar. O objetivo do jogo é acertar o orifício do miolo nesse suporte usando o movimento das mãos.
O jogo de tabuleiro é desenhado numa folha de papel ou papelão. As peças que percorrem os quadrados interligados são feitas de pinhões cortados ao meio. A parte de cima da semente é perfeita para ser pega e movimentada. A brincadeira consiste em deslizar e alinhar as peças vertical ou horizontalmente. Quando o jogador coloca três peças na mesma linha, tem o direito de escolher e remover uma peça do inimigo. O jogo termina quando um dos jogadores tem o número reduzido a duas peças. Portanto este perde o jogo.


Fonte: Assessoria de imprensa