Entre os eleitos, para o novo colegiado de secretários municipais de agricultura de Santa Catarina está João Antônio Pereira, de Lages, nomeado 1º secretário. A eleição aconteceu na manhã de sexta-feira (13) em Florianópolis, para escolha da nova diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina – CONSASC, que estava desativada desde 2011. Integrado por representantes das 21 Associações de Municípios, é vinculado à Federação Catarinense de Municípios – FECAM.
Para presidente foi eleito o secretário de Agricultura de São Bento do Sul, Roberto Albuquerque, representando a região da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC e para vice-presidente ficou Ruimar Scortegagna, secretário de Agricultura de Concórdia, representando a Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC. Para 1º secretário foi eleito João Antônio Pereira, Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES e para 2º secretário ficou Frederico Durante Honorato Filho, de Pescaria Brava, da Associação dos Municípios da Região de Laguna – AMUREL.
O novo presidente disse que pretende em sua gestão fortalecer o trabalho do CONSASC e dos secretários municipais de Agricultura para que juntos possam buscar recursos provenientes dos programas estaduais e federais para o setor, assim como evoluir no discurso visando o atendimento das demandas. "Vamos afinar o discurso que cada um tem na sua região, pois as demandas são similares, respeitando as características das localidades", disse.
A próxima reunião ficou agendada para ocorrer no dia 18 de outubro, às 9h, na sede da FECAM. "É importante que a região esteja participando da reativação do Conselho" comenta João Pereira.
Reunião
O encontro foi aberto pelo diretor executivo da FECAM, Alexandre Alves. "Promovemos nove encontros regionais antes de marcar a assembléia de hoje com objetivo de mobilizar as regiões e destacar a relevância do CONSASC", disse. Ressaltou que a agricultura é das principais atividades econômicas do Estado e dos municípios e para tanto é fundamental fortalecer o trabalho dos secretários responsáveis por esta área nas prefeituras.
O diretor de Articulação Institucional da FECAM, Celso Vedana, explanou sobre as responsabilidades e atividades do conselho e sugeriu que o 6º Seminário Estadual de Agricultura ocorra paralelamente ao XII Congresso Catarinense de Municípios, marcado para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2014 em Florianópolis, proposta esta aceita por unanimidade pelos presentes.
Uma equipe da Epagri também esteve presente, representada na exposição do tema pelo chefe do Ciram, Edson Silva, que falou sobre o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina. "Em consonância com a missão da Epagri o Ciram desenvolve produtos específicos para a agricultura catarinense. Profissionais operacionais e de pesquisa lotados no Centro desenvolvem projetos e ações que visam dar suporte ao desenvolvimento sustentável da agricultura no Estado, fornecendo informações meteorológicas e ambientais que possam embasar a correta tomada de decisão no campo", disse.
Ainda na reunião foram elencados diversos temas para serem debatidos no Seminário Estadual e nas próximas reuniões do Conselho, entre eles, os problemas com a estiagem, novo Código ambiental, os programas do governo federal disponibilizados aos municípios (MAPA, MDA), consórcios municipais, legislações que provocam dificuldades no setor agrícola. A adesão dos municípios ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA também foi abordada no encontro, sendo uma preocupação dos secretários. "A questão é que os municípios fazem à adesão ao SUASA e terão que arcar com toda a estrutura, sem os recursos financeiros, não há contrapartida da União", alerta Albuquerque.
Fonte: FECAM