Você está visualizando atualmente Secretaria de Turismo de São Joaquim faz balanço de atividades

Secretaria de Turismo de São Joaquim faz balanço de atividades

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     No dia 04 de fevereiro de 2013 a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto de São Joaquim iniciou suas atividades no mandato 2013/2016. Passados sete meses, a secretaria divulgou um balanço das atividades e das principais realizações neste período.
Segundo o secretário responsável pela pasta, Eduardo Sobânia, nos dois primeiros meses foram realizados levantamentos e um diagnóstico da situação da secretaria. "Esse diagnóstico contemplou desde a legislação até estrutura física, pessoal e orçamento, bem como os projetos existentes na pasta. Este levantamento foi fundamental para estruturarmos um plano de trabalho e para sabermos como estava a secretaria", declarou Eduardo.
Com base no diagnóstico foi verificada a necessidade de revitalizar e reformar vários espaços importantes para o desenvolvimento do turismo no município e para tanto foram cadastradas oito propostas de infraestrutura no Ministério do Turismo. Os projetos cadastrados são para Reforma da Praça Cesário Amarante, Reforma da Casa do Turista, Reforma da Casa da Cultura, Reforma do Museu Assis Chateaubriand, Reforma do Parque Nacional da Maçã, Pavimentação do Estacionamento do Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, Reforma da Praça João Ribeiro e Revitalização Urbana.
"Das propostas cadastradas, a reforma da Casa do Turista já consta como aprovada pelo Ministério e agora deve seguir os tramites de assinatura de contrato e apresentação e aprovação do projeto", explicou Eduardo.
O secretário afirmou ainda que além da proposta de reforma da Praça João Ribeiro que está em análise no Ministério do Turismo, existia uma antiga proposta de reforma da mesma praça com o Governo do Estado. Segundo o secretário, a proposta foi recuperada e os recursos foram disponibilizados. "A obra deve começar em breve e contemplará iluminação, reforma da concha acústica, banheiros e reforma da casa de madeira", pontuou.
Ainda nos primeiros meses, a secretaria participou pela primeira vez de uma reunião da ANSEDITUR – Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores. Na reunião foram apresentadas as contas e os trabalhos desenvolvidos pela associação. "Nesta oportunidade pude conversar com técnicos do Ministério do Turismo e com o presidente da EMBRATUR sobre a retomada do projeto dos 65 Destinos Indutores, o novo SBCLASS – Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem, o CADASTUR e o projeto Viaja Mais Melhor Idade", salientou Eduardo.
Outra visita realizada em Brasília foi ao Ministério da Cultura, onde foram abordados assuntos como a situação de São Joaquim junto ao Ministério e a importância e necessidade da adesão do município ao SNC – Sistema Nacional de Cultura. "Essa adesão é fundamental e em breve o portal do mistério estará aberto para novas adesões e nós realizaremos a de São Joaquim", assegurou.
Parcerias
A maior e mais bem sucedida ação da secretaria em parceria com a iniciativa privada e a comunidade foi o Festival de Inverno de 2013. O evento foi realizado entre os dias 21 de junho e 20 de agosto e contou com brinquedos infláveis, exposições fotográficas com os temas "As Quatro Estações" e "Fotos Históricas", apresentações artísticas escolares e de artistas da comunidade, contador de causos, cinema e os jogos de inverno.
"Dentro da programação do Festival de Inverno foram apoiados eventos como a Cavalgada da Nevasca FM, a Trilha da Maçã e do Vinho, Rally de Carros Antigos e os jantares das etnias, que resgataram parte da história do município", destacou Eduardo.
Outra ação em conjunto com o trade turístico foi a revitalização do CAT – Centro de Atendimento ao Turista, mais conhecido como informações turísticas. "O espaço foi revitalizado com a iniciativa privada e foi uma grande prova de que a parceria entre o público e o privado é sempre positiva e gera resultados surpreendentes", enfatizou o secretário.
Além disso, o CONDETUR – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico foi reativado, possibilitando assim que as entidades representativas do município participem de forma mais efetiva no processo de gestão e planejamento do turismo no município.
Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto Arca das Letras, a Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto conseguiu aproximadamente 200 livros para desenvolver o projeto do Dia da Leitura na Praça. O objetivo do projeto é realizar uma vez por mês um dia de leitura na praça para fomentar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos do município.
Com a Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos (Acavits) foram realizadas ações como a participação na II Mostra do Vinho Catarinense e a aproximação de empresários paulistas do segmento de turismo e gastronomia. "A operadora DSE já começou a trabalhar São Joaquim em seus roteiros", comemorou Eduardo.
Outras ações de parceira estão sendo realizadas com a Secretaria Municipal da Agricultura como o projeto Acolhida na Colônia e o monitoramento de locais potenciais para a instalação de estações meteorológicas no município.
Legislação e Plano Municipal de Turismo
No que diz respeito à legislação, foram elaborados decretos como o que protege as paleotocas do município e algumas legislações que vem sendo reformuladas para que posteriormente sejam aprovadas pelo COMDETUR e encaminhadas para Câmara de Vereadores. Alguns exemplos de leis são a que reformula o Conselho Municipal de Turismo e a Lei do FUNTUR – Fundo Municipal de Turismo.
Em parceria e com o apoio do Governo do Estado, a secretaria trabalha também na organização do Plano Municipal de Turismo de São Joaquim. O Plano Municipal de Turismo é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento do turismo, já que a mesma define os caminhos para o desenvolvimento da atividade para os próximos 10 anos, com ações de curto, médio e longo prazo. "Depois de desenvolvido o Plano será realizada uma audiência pública para que a comunidade opine sobre o mesmo e, posteriormente, o documento final será apresentado a Câmara de Vereadores para que se torne lei", explicou Eduardo.
Novas ações
O secretário municipal de turismo, cultura e desporto destacou que algumas ações a serem trabalhadas pela secretaria serão o planejamento do natal e da Festa da Maçã e a adequação da legislação. "Estamos trabalhando muito para que o turismo em nosso município se desenvolva de forma ordenada e sustentável e, principalmente, com a participação da comunidade", finalizou Eduardo.

Fonte: Comunicação São Joaquim