Você está visualizando atualmente Outubro Rosa ressalta a importância da prevenção do Câncer de Mama

Outubro Rosa ressalta a importância da prevenção do Câncer de Mama

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
     Secretarias de saúde, enfermeiras, técnicas de enfermagem de pelo menos 13 cidades participaram da reunião, promovida pelo Consorcio Intermunicipal de Saúde (CIS/AMURES) na tarde desta terça-feira (24/09), na ACIL. O objetivo foi promover a Campanha Outubro Rosa. O médico mastologista, Fernando Vequi Martins proferiu palestra com tema: Outubro Rosa – Todos Unidos na Prevenção contra o Câncer de Mama.
A coordenadora do CIS/AMURES, Nalú Terezinha Júlio, ressaltou a importância de disseminar informações sobre o assunto e que a intenção é fazer com que os municípios, que compõem o consórcio abracem a causa. "Começamos a campanha no ano passado, está é a segunda edição. Aprendemos e ensinamos muito com a primeira e este ano não será diferente", declara. A Campanha Outubro Rosa começa, assim que o mês iniciar e o CIS/AMURES terá programação toda semana. Além disso, a sede será toda enfeitada de rosa e os funcionários estarão "uniformizados" com camisetas alusivas, distribuição de panfletos e mini-palestras também farão parte da campanha.
O doutor Fernando destacou que o diagnóstico precoce do câncer de mama torna as chances de cura maiores que 90%. "Há tumores que tem taxa de cura de 100%", acrescenta. O médico ainda destaca que não é para acreditar em tudo que as telenovelas falam sobre o câncer. "A atual novela das 9h está abordando o tema, mas me desculpe está fazendo com que as pessoas mais tenham medo do que se informem. O modo como está sendo tratado não está correto. Por isso eu oriento as mulheres a antes de qualquer coisa falar com seu médico e não entrar em pânico se apalpar um carocinho, nem sempre é o câncer", comenta.
Os dados mais recentes mostram que mais de 52 mil mulheres brasileiras possuem ou estão tratando o câncer de mama e 17 mil o câncer de útero. De acordo com Fernando a incidência do câncer de mama é muito maior que a de útero, pois o segundo tipo pode ser diagnosticado em exames de rotina. "O preventivo indicado para mulher anualmente é um desses exames. Já a mamografia é mais difícil de ser feita habitualmente, a não ser em casos que a pessoa tem histórico familiar", destaca.

Fonte: Assessora de Imprensa do CIS/AMURES