Implantação e manejo de pastagens perenes de inverno foi o tema da tarde de campo com a participação de 40 pecuaristas de corte e leite, no município de Urupema. Promovida pela Epagri, a capacitação cumpre meta do Programa SC Rural do Governo do Estado. O evento foi realizado na propriedade de Luiz Carlos Pagani no dia 19 de setembro, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Cassiano Eduardo Pinto, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages.
Na ocasião, o médico veterinário, Jorge Roberto Garcia, que é coordenador de Pecuária nas Regionais da Epagri em Lages e São Joaquim, orientou ainda os pecuaristas sobre controle de ecto e endoparasitas, com treinamento para coletar amostras de material para envio a laboratório para análise parasitológica.Garciachamou a atenção para o fator resistência que alguns parasitas têm adquirido devido uso contínuo de um mesmo princípio ativo e super dosagens. "O uso desregrado de medicamentos não garante que os animais fiquem livres desse mal que resulta em perdas de peso e prejuízos. O exame parasitológico uma importante ferramenta para traçar estratégias no controle das parasitoses", destacou.
A tarde de campo proporcionou a transferência de conhecimento unindo pesquisa e extensão,atendendo aos anseios dos participantes para tornar a atividade pecuária mais produtiva.O agrônomo Cassiano Pinto destacou a boa fase e perspectiva que atravessa o setor. "Se o pecuarista entendeu que o pasto precisa ficar com um resíduo necessário para sua reposição e que as partes mais nutritivas estão nas suas extremidades, o evento valeu a pena", afirmou o agrônomo.
Um dos participantes, o pecuarista, Paulo Antônio Vieira,disse que vai adotar as medidas orientadas pelos técnicos da Epagri. Já o produtor Luiz Carlos relatou sua experiênciacom o uso do piqueteamento e falou da importância da análise de solo antes da implantação da pastagem, assim como da escolha adequada das espécies mais adaptadas para o clima e solo da Região, indicadas através das pesquisas desenvolvidas pelas Estações Experimentais da Epagri de São Joaquim e Lages.
"Engordo 28 animais por ano em 5,0 ha e tenho uma renda satisfatória e devo muito a orientação técnica e utilização das tecnologias recomendadas pela equipe técnica da Epagri e Prefeitura Municipal de Urupema", informou Luiz Carlos.
Fonte: SDR São Joaquim