Você está visualizando atualmente Região de São Joaquim forma primeira turma de jovens rurais em liderança, gestão e empreendedorismo

Região de São Joaquim forma primeira turma de jovens rurais em liderança, gestão e empreendedorismo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

     A primeira turma de jovens rurais da Região de São Joaquim do Curso em Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismo, formou-se nesta sexta-feira, 27, no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrejo), em São Joaquim. A capacitação, executada pela Epagri, através do Programa SC Rural do Governo do Estado, envolveu 24 alunos dos municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema. A diplomação contou com a participação das famílias dos jovens, lideranças e autoridades dos municípios envolvidos.
Com o objetivo de formar lideranças rurais, desenvolver o espírito empreendedor dos jovens agricultores e incentivar a discussão sobre sucessão familiar nas propriedades agrícolas da região, o curso iniciou em maio e foi desenvolvido em oito encontros presencial, com um total de 240 horas/aula. O focofoi a fruticultura, onde os alunos tiveram a oportunidade de melhorar seus conhecimentos sobre a sua atividade principal, a maçã. Também foram apresentados diversos temas relacionados à cadeia produtiva, liderança, empreendedorismo, sustentabilidade ambiental, gestão administrativa e financeira da propriedade rural, inclusão digital, formação profissional tecnológica, turística e ambiental,além de proporcionar vivências e experiências fora da rotina de suas comunidades rurais.
A secretária Regional em São Joaquim, Solange Scortegagana, destacou a importância da capacitação na formação intelectual e pessoal dos jovens. "Precisamos formar lideranças no meio rural e incentivar os jovens a permanecerem no campo, oferecendo condições para a sua profissionalização e acesso a tecnologias de produção e gestão das propriedades", destacou Solange.A formatura contou ainda com a presença dos prefeitos de São Joaquim, Humberto Brighenti, de Urupema, Amarildo Luiz Gaio, e de Bom Jardim da Serra, Edelvânioi Topanoti.
A coordenadora geral do curso, Márcia Reginato, afirmou que os avanços foram significativos e os jovens estão saindo com maior preparo para serem competitivos no setor da fruticultura. "Ao final do curso, os alunos apresentaram em grupo cinco projetos viáveis de serem aplicados em suas propriedades, objetivando melhorar a eficiência de suas atividades ou diversificar a renda familiar, com o turismo rural e a agroindústria principalmente", destacou.
As avaliações feitas pelos participantes em relação ao curso foram positivas de maneira geral. "O curso foi uma ampliação do nosso conhecimento, melhorou a técnica e a prática através da conciliação", concluiu Fabricio da Silva. "Tivemos uma visão da porteira para fora, aprendemos novas tecnologias e outras áreas como turismo rural", afirmou João Gabriel Topanotti.
Para aprofundar os conhecimentos adquiridos na capacitação, os jovens concluintesdo curso receberam apoio do Governo do Estado, para aquisição de notebooks, computadores e impressoras. Os equipamentos de informática fazem parte da primeira ação do programa "Jovem Rural nas Asas da Inclusão Digital", financiados via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), com 50% do valor total subsidiado pelo Estado e três anos para efetuar os pagamentos da metade restante, em parcelas anuais.
Ministrado pela Epagri, em diversas regiões do Estado, o Curso em Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismoenvolveu jovens com idade entre 18 e 29 anos. A seleção dos participantes foi realizada pelos Escritórios Municipais e levou em conta alguns critérioscomo a atuação na atividade da fruticultura, dentro de propriedades agrícolas familiares.O curso integra o Programa SC Rural, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, com apoio da Epagri, Cidasc e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em parceria com as Secretarias Regionais e Prefeituras dos municípios atendidos.
A equipe de técnicos das Regionais da Epagri de São Joaquim e Lages, responsáveis pela capacitação, já discutem qual foco terá o próximo curso em 2014, mas possivelmente será na área da pecuária. O tema fruticultura poderá ser abordado novamente, se houver jovens interessados dentro das cinco turmas previstas para região do Planalto Sul Catarinense, até o ano de 2017.

Fonte: SDR São Joaquim